Curitiba volta para a bandeira amarela, anuncia prefeito Rafael Greca

Vinicius Cordeiro

bandeira amarela curitiba covid prefeito rafael greca

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Rafael Greca anunciou que Curitiba volta à bandeira amarela com o novo decreto desta quarta-feira (8) devido à queda dos números da covid-19. A capital paranaense tem hoje a menor taxa de ocupação dos leitos nos últimos quatro meses, com o índice abaixo de 90%, e retoma a cor que representa o nível de alerta mais baixo diante da pandemia do coronavírus.

“Reabrem os parques, os cafés, os cinemas e os espetáculos culturais. A vida, mesmo com o novo normal, usando máscara, pode fluir mais abundantemente e com maior alegria”, diz Greca em vídeo ao lado da esposa, Margatira Sansone.

O prefeito de Curitiba ressaltou que a cidade avança na vacinação – hoje estão recebendo os imunizantes pessoas com 42 e 41 anos. No total, mais de 869 mil pessoas já receberam a primeira dose.

“Depois de várias semanas de bandeira laranja e um tempo mais pesado com bandeira vermelha. Vai passar. Com o avanço dos grupos etários para a vacinação, a cidade tende a ficar livre do flagelo da pandemia”, aponta ele. “Que no Natal desse ano temos plena liberdade de sermos felizes”, completou Greca.

Contudo, a prefeitura ainda não divulgou os detalhes do novo decreto.

PRIMEIRA-DAMA DE CURITIBA FALA EM GRATIDÃO A QUEM RESPEITOU AS MEDIDAS RESTRITIVAS

O vídeo divulgado pelo prefeito Rafael Greca ainda conta com uma mensagem da primeira-dama Margarita Sansone, na qual agradece a todos que respeitaram as medidas restritivas para que a bandeira amarela seja reestabelecida.

“Estamos muito gratos a todos os responsáveis que nos ajudaram a chegar até aqui. Não fizeram coisas que estavam fora do programa, mantiveram distância, usaram máscara… Nos encheu de alegria. Vamos continuar assim e até um pouquinho mais responsáveis para ficar livre disso. Ficamos muito agradecidos a todos. Respeito á vida e a saúde”, completou ela.

Veja o vídeo:

BANDEIRA AMARELA EM CURITIBA

O novo decreto da bandeira amarela ser divulgado pela prefeitura de Curitiba nas próximas horas desta terça-feira.

sistema de bandeiras foi criado pela SMS no dia 9 de junho de 2020. O esquema avalia nove indicadores, divididos em dois grupos: nível de propagação da Covid-19 e capacidade de atendimento do sistema de Saúde.

Conforme o último boletim, Curitiba tem 82% das UTIs da rede pública ocupadas – restam 99 leitos livres dos 548 existentes. Já nas enfermarias são  275 vagas das 746 existentes, o que resulta no índice de 63%. No total, a cidade acumula 245.062 casos (231.447 recuperados) e 6.274 mortes.

A secretária municipal Márcia Huçulak vai conceder entrevista coletiva ainda hoje para detalhar o novo decreto de Curitiba.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="774264" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]