
Vereadores pedem equilíbrio em ações da Aifu e criticam multas excessivas
Angelo Sfair - BandNews FM Curitiba
26 de agosto de 2021, 15:05
Com a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a covid-19, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) amplia a vacinaçã..
Redação - 26 de agosto de 2021, 17:06
Com a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a covid-19, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) amplia a vacinação nesta sexta-feira (27/8). Estão convocados os moradores de Curitiba nascidos no segundo semestre de 1999 e os nascidos no primeiro semestre de 2000. Gestantes e puérperas (que deram à luz até 45 dias atrás) também serão atendidas.
A estimativa é de vacinar 28 mil pessoas com a primeira dose. O atendimento será feito em 19 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h (lista abaixo). Nesta sexta, não haverá repescagem.
Também haverá também a aplicação da segunda dose para pessoas que foram convocadas, mas por algum motivo não compareceram para completar o esquema vacinal. A SMS ressalta que a imunização só é concluída após a segunda dose.
Segundo levantamento da SMS, até a última sexta-Feira (20/8) 21.837 pessoas das 529.060 que estavam dentro do prazo para segunda aplicação, estavam em atraso, uma taxa de 4,12% de faltosos.
A SMS deve receber até o final desta quinta-feira (26/8) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) 27.800 mil doses para a primeira aplicação, que será complementada com um saldo remanescente da remessa recebida anteriormente.
A convocação de novo público depende de avaliação de estoque ou chegada de nova remessa de vacinas.
Para a vacinação das gestantes e puérperas, a secretaria segue as orientações do Ministério da Saúde, que indica para as mulheres desse grupo somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.
Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico.
Para receber a vacina, a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.
Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).
Com a vacinação de faixas etárias mais jovens, a Secretaria Municipal da Saúde também aceita comprovante de residência no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.
Já para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.
Das 8h às 17h