Curitiba vai disponibilizar pagamento com cartão de débito em ônibus e estações-tubo

Redação

Curitiba vai disponibilizar pagamento com cartão de débito em ônibus e estações-tubo

Curitiba está próxima de disponibilizar que o pagamento da passagem do transporte coletivo seja feito com cartão de débito ou até mesmo com o celular.

A Urbs (Urbanização de Curitiba) já instalou 153 novos equipamentos em estações-tubo e ônibus e espera colocar 344 validadores até o final desta semana.

Nos próximos quatro meses a Urbs espera concluir a instalação de 2.093 equipamentos e iniciar o sistema para utilização dos usuários do transporte público em Curitiba.

Outra possibilidade é a criação de aplicativos para celulares que carreguem os créditos dos cartões transporte, possibilitando a compra e utilização desses recursos pelos smartphones.

Também será possível um aumento na integração entre ônibus, com a possibilidade da troca de linhas de ônibus com uma única tarifa sem a necessidade de baldeação em terminais e estações-tubo – respeitando um intervalo de tempo que ainda será definido.

Já os usuários que morem em municípios da Região Metropolitana de Curitiba poderão fazer a integração com apenas um cartão transporte.

A estrutura para o pagamento com cartão de débito e celular também contaria com leitor biométrico para realizar a identificação facial em usuários isentos, como idosos e pessoas com deficiência.

Com a biometria a Urbs espera diminuir o número de fraudes com os cartões de isenção da tarifa, sendo que atualmente mais de 180 mil pessoas têm o direito a esse benefício.

Por fim, essas estruturas de pagamento também já se adequariam ao regime de descontos em circulação nos horários fora de pico e em linhas que contam com baixo movimento.

A Urbs realizou diversos testes em algumas linhas no primeiro semestre deste ano, mas não confirmou quais linhas poderiam receber essa tarifa especial em definitivo.

Previous ArticleNext Article