Curitiba comemora 326 anos com bolo de 650 kg

Francielly Azevedo


Curitiba está de aniversário nesta sexta-feira (29). A “cidade sorriso” completa 326 anos. A festa será celebrada no domingo (31), no Parque Barigui, com o tradicional bolo de pão de ló, que neste ano terá 650 kg. A comemoração será das 10h às 17h, no Salão de Atos, com atividades recreativas e esportivas, todas gratuitas.

O quitute é produzido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Paraná (Sipcep). A instituição faz o bolo há 16 anos. Uma equipe de 20 pessoas já começou a confecção da massa.

Ao todo são 150 quilos de trigo, 150 quilos de açúcar, 140 litros de ovos, 10 quilos de emulsificante, cinco quilos de fermento, 70 litros de água, 100 litros de calda e 600 gramas de essência de baunilha.

Às 16h será cantado o “Parabéns” para Curitiba e 30 pessoas farão a distribuição gratuita do bolo. A expectativa da prefeitura é de que quase 6.500 pessoas comam um pedaço do doce.

ATIVIDADES

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) programou uma série de atividades e recreação para as famílias se divertirem na festa. Os Jogos do Piá serão uma das atrações, com confecção de pipas e um circuito de habilidades para andar de carrinho de rolimãs.

Também será montado um minicircuito infantil para as crianças andarem de bicicleta, haverá jogos de tabuleiro, tênis de mesa, uma arena com brinquedos plásticos para as crianças, brinquedos infláveis, muro de escalada e camarim de pintura facial. A Smelj também vai levar os brinquedos inclusivos para as crianças com deficiência.

Quem gosta de praticar esportes poderá se divertir na arena esportiva, haverá miniquadras de futebol, vôlei e badminton. Atletas e instituições beneficiadas pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura também vão participar da festa e falar sobre algumas modalidades que praticam.

Serão promovidas também as seguintes oficinas: robótica, customização de camisetas e confecção de peteca.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.