
Curitiba transforma seis UPAs em centros de internamento para Covid-19
Jorge de Sousa
09 de março de 2021, 19:21
A Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta terça-feira (9), novo decreto de medidas restritivas contra a Covid-19 em C..
Jorge de Sousa - 09 de março de 2021, 20:01
A Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta terça-feira (9), novo decreto de medidas restritivas contra a Covid-19 em Curitiba e seguiu quase integralmente as regras estabelecidas pelo Governo do Paraná.
A principal diferença é que de segunda à sexta-feira, serviços não essenciais terão funcionamento até às 19h, enquanto no decreto estadual estão liberados para funcionarem até às 20h.
Curitiba segue assim em bandeira laranja, que apresentou indicador com índice de 2,45, maior índice desde o início da pandemia da Covid-19.
"Nesse novo momento, vem aumentando exponencialmente os casos na faixa de adultos de 30 a 40 anos de idade. Esse grupo anteriormente apresentava a forma leve da doença, mas agora está adoecendo frequentemente, porém com uma forma de transmissão mais rápida e internando", explicou o diretor Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Augusto Souto de Oliveira.
Ao todo são avaliados nove indicadores, divididos em dois grupos: nível de propagação da doença e capacidade de atendimento da rede.
Desde o dia 25 de fevereiro, Curitiba retornou ao regime da bandeira laranja, sendo que o novo decreto prevê que as medidas de restrição sigam ao menos até 16 de março.
"Registramos esse crescimento a partir do dia 15 de fevereiro e o primeiro sinal de alerta é o aumento na positividade. Anteriormente, apenas 1% da faixa de 30 a 40 anos internava e agora vemos pacientes que agravam muito rapidamente para uma condição de suporte respiratório. Estamos no alerta máximo", pontuou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Dessa forma, atividades não essenciais como comércios de rua, shoppings centers, academias de ginástica, salões de beleza e barbearias não poderão funcionar aos finais de semana.
Restaurantes e lanchonetes só poderão funcionarem no modelo delivery e drive-thru aos fins de semana.
Já os supermercados, açougues, mercearias, lojas de material de construção, feiras livres e atividades correlatas terão funcionamento apenas via delivery aos domingos.
"Não nos cabe aqui mudar o caráter das pessoas. Eu preciso de ajuda para atender tamanha negação das pessoas do problema, porque estamos no limite das nossas forças", finalizou Huçulak.
Confira os serviços e atividades suspensos em Curitiba pela bandeira laranja:
Confira os serviços e atividades que funcionam com restrições em Curitiba pela bandeira laranja:
Hotéis, resorts, pousada e hostels seguem em funcionamento com 50% da capacidade, enquanto os serviços de call center e telemarketing com 50% do efetivo e a partir das 9h.
LEIA MAIS: Curitiba transforma seis UPAs em centros de internamento para Covid-19