Geral
Curitiba deve comprar 70 ônibus elétricos para a frota pública

Curitiba deve comprar 70 ônibus elétricos para a frota pública

Não há informações sobre a participação de empresas privadas, que prestam o serviço de transporte coletivo em Curitiba, na compra

Ana Flavia Silva - quinta-feira, 27 de abril de 2023 - 15:08

Setenta ônibus elétricos devem ser comprados pela prefeitura de Curitiba para a frota pública. Para isso, um investimento de R$ 200 milhões foi anunciado por Rafael Greca durante a participação dele no Fórum de Prefeitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento 2023, em Denver, Colorado, nesta quarta-feira (26). Não há informações sobre a participação de empresas privadas, que prestam o serviço de transporte coletivo em Curitiba, na compra. Também não há prazo para os veículos entrarem em circulação.

O anúncio oficial deverá ser feito no dia 11 de maio, durante o Workshop “Modelos de Negócios para Eletromobilidade”, no Complexo de Eventos do Parque Barigui. O investimento, segundo Greca, é uma contrapartida do município aos investimentos do BID no projeto do novo Inter 2. A iniciativa também faz parte do plano de ter uma frota 100% elétrica até 2050. A médio prazo, a meta é ter 33% dos veículos com emissão zero de carbono até 2030.

MAIS UM TESTE COM VEÍCULOS ELÉTRICOS

Um ônibus elétrico da chinesa BYD deve entrar em fase de testes a partir do próximo sábado (28). O modelo articulado circula, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste. O teste marca o início da série de experimentos técnicos com veículos elétricos que vão servir de base para o plano de eletromobilidade do município. Outros testes, com diferentes marcas, modelos e origens de veículos, já foram feitos no passado.

Os veículos elétricos não emitem CO2, gás poluente que é resultado do processo de combustão do combustível. Eles também são mais silenciosos. 

Compartilhe