
Caso YouTuber Isabelly: Júri popular é marcado para outubro
Redação
05 de julho de 2022, 16:25
Jogos da Amizade são organizados pelo Sistema Colégio Militar, do Exército Brasileiro. Competições são realizadas em diferentes bairros da capital paranaense.
Johan Gaissler - 05 de julho de 2022, 16:38
Curitiba recebe nesta semana a 14ª edição dos Jogos da Amizade, torneio esportivo e cultural organizado pelo Sistema Colégio Militar do Brasil, do Exército Brasileiro. As competições são realizadas em diferentes bairros da capital paranaense.
A cerimônia de abertura foi realizada no domingo (3) e o encerramento está previsto para sábado (9), no Ginásio do Tarumã.
"No evento, eu vejo um exemplo a ser seguido pelo nosso país e pelo nosso sistema educacional", afirmou o General Flávio Marcus Lancia Barbosa, chefe do DeCEx (Departamento de Educação e Cultura do Exército).
Estão presentes em Curitiba delegações de 14 colégios militares que fazem parte do sistema. São elas:
Ao todo, 1.800 alunos estão na capital paranaense para disputar competições nas seguintes modalidades: futebol (apenas masculino), basquete (masculino e feminino) handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), orientação, judô, natação, esgrima, xadrez, atletismo e pentatlo moderno.
Além das competições esportivas, há o chamado 'ZumZaraVoice', que acontece na quinta-feira (7) no Teatro Guaíra. Nessa competição, cada delegação apresenta um espetáculo cultural em um tempo de sete minutos, que será avaliada por uma mesa de jurados.
A atual edição dos Jogos da Amizade, sediada em Curitiba, é disputada em diferentes bairros da capital paranaense.
Na região do Tarumã, há provas no Colégio Militar de Curitiba, na Unibrasil, no Ginásio do Tarumã e na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Do outro lado da cidade, as provas do atletismo são disputadas na Universidade Positivo.
Já a natação e o pentatlo moderno ocorrem no Clube da Gente do Boa Vista, no Bairro Alto.
“Esse é um dos maiores eventos esportivos do ano em Curitiba e é com muita satisfação que recebemos atletas militares do Brasil todo em nossa cidade. Com o apoio de nossos profissionais e equipamentos esperamos que a competição seja um sucesso”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.