Curitiba envia 17 toneladas de alimentos, roupas e EPIs à Petrópolis

Os itens foram doados pela população curitibana e empresários que participaram da campanha de solidariedade desenvolvida na cidade.

Redação - 24 de fevereiro de 2022, 15:04

Foto: Daniel Castellano/SMCS
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Curitiba enviou o primeiro carregamento com doações para a população de Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro duramente castigada por fortes chuvas e deslizamentos de terra, nesta quinta-feira (24). Foram 17 toneladas de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), segundo a prefeitura.

Os itens foram doados pela população curitibana e empresários que participaram da campanha de solidariedade desenvolvida na cidade.

O município fluminense contabiliza, ao menos, Petrópolis: número de mortos na tragédia sobe para 208, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Civil do Rio nesta quinta (24).

Doações em números

Foram enviadas para Petrópolis 10 mil peças de roupas de cama e de vestir, 650 quilos de alimentos, 563 litros de água mineral, 280 caixas de pães embalados a vácuo, além de papel higiênico, 650 litros de álcool em gel, 100 litros de água sanitária, 60 litros de detergente, 40 mil máscaras descartáveis, panelas e brinquedos.

Todos os itens foram arrecadados durante uma campanha solidária que começou há uma semana e contou com 69 pontos de coleta espalhados por toda a cidade, em prédios públicos, supermercados e um shopping. Embora a ação pedisse roupas, a Fundação de Ação Social (FAS), que coordena os trabalhos, recebeu outros itens que também são importantes para a população de Petrópolis.

Como o volume de doações foi grande e a população continua encaminhando donativos, a prefeitura informou que fará na próxima semana um novo envio para o município fluminense de roupas e de papel higiênico que continuam no depósito do Disque Solidariedade.

“Em nome do prefeito, do vice-prefeito, do arcebispo, dos servidores da FAS e da Defesa Civil de Curitiba e do Paraná nós de coração dizemos: muito obrigado”, disse o prefeito Rafael Greca.

As doações de Curitiba serão entregues na Paróquia São Sebastião do Carangola, onde será realizada a distribuição para população atendida. A definição do local foi feita a partir de contatos do arcebispo dom Peruzzo, com o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta.

“Neste momento é preciso que as parcerias se multipliquem. O que chega é feijão, água, calçados, roupas, água sanitária, produtos de higiene, mas são formas materializadas da solidariedade acalentada entre nós”, disse dom Peruzzo.