Curitiba registra geada e dia mais frio do ano; veja a previsão para a semana

O frio intenso foi sentido em todas as regiões do estado; 11 cidades paranaenses registraram temperaturas negativas.

Rafael Nascimento - 13 de junho de 2022, 08:27

Foto: Orlando Kissner/ANPr
Foto: Orlando Kissner/ANPr

Curitiba registrou o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (13), de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Ao longo da madrugada, os termômetros na Capital indicaram 2,6ºC. Houve registro de geada na cidade, assim como nos demais municípios da Região Metropolitana. O frio segue intenso pelos próximos dias, conforme o órgão.

A temperatura mais fria do ano em Curitiba, até então, havia sido registrada ontem: 2,8ºC. O alento aos curitibanos em meio ao frio intenso é o sol, que deve predominar ao longo de todo o dia. Apesar disso, esquenta pouco. A máxima prevista nesta segunda-feira (13) é de apenas 16ºC.

A partir do anoitecer volta a esfriar, com expectativa de formação de nevoeiro, mas sem geada para a região da Capital.

"Uma massa de ar polar continua atuando no Paraná e, por isso, tivemos mais um amanhecer com temperaturas bastante baixas em praticamente todo o estado e formação de geada. Ao longo da semana teremos condições de pouca mudança. O frio deve perder força, com uma tendência gradual das temperaturas não ficarem tão baixas como no domingo e hoje, mas o frio vai persistir durante boa parte da semana", explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

TEMPERATURAS NEGATIVAS E FORMAÇÃO DE GEADA NO PARANÁ

O frio intenso foi sentido em todas as regiões do Paraná durante a madrugada e no início da manhã desta segunda-feira (13). Conforme o Simepar, 11 cidades paranaenses registraram temperaturas negativas. General Carneiro, no Extremo Sul, teve a menor temperatura no estado: -3,8ºC:

  • Colombo: - 0,3ºC
  • Fazenda Rio Grande: -0,6ºC
  • General Carneiro: -3,8ºC
  • Guarapuava: -1ºC
  • Lapa: -0,6ºC
  • Palotina: -0,1ºC
  • Pato Branco: -0,3ºC
  • Pinhão: -0,4ºC
  • Ponta Grossa: -0,6ºC
  • Toledo: -0,2ºC
  • União da Vitória: -0,8ºC

Além das cidades com temperaturas negativas, diversos municípios registraram formação de geada. A estimativa do Simepar é que houve registro do fenômeno nos locais em que a temperatura ficou abaixo dos 3ºC.

O frio perde um pouco de força na terça-feira no Paraná, mas ainda segue com condição para formação de geadas de intensidade fraca e moderada, especialmente entre o Sudoeste, Centro-Sul e parte dos Campos Gerais. Na RMC, a nebulosidade se intensifica na madrugada de hoje, mas sem geada.

"A partir de quarta-feira, não teremos temperaturas compatíveis com a formação de geada em nenhum setor do estado. A chuva volta na sexta-feira, em função de mais uma frente fria que avança pelo Sul", completa Samuel Braun.