
Itaipu tem crescimento de 25% no turismo em fevereiro
Redação
03 de março de 2020, 15:04
Curitiba ganhou 63 novos ônibus nesta terça-feira (3) e alcançou a marca de 400 veículos desde 2017, o que representa um..
Redação - 03 de março de 2020, 15:52
Curitiba ganhou 63 novos ônibus nesta terça-feira (3) e alcançou a marca de 400 veículos desde 2017, o que representa uma renovação de 32% da frota.
Atualmente, o sistema de transporte da capital do Paraná é composto por cerca de 1.250 ônibus, responsáveis por transportar 1,23 milhão de passageiros por dia. As linhas realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros. No total, são 254 linhas urbanas operadas por três consórcios.
“Assumimos a cidade com uma frota arrebentada e nossa meta era chegarmos a 400 novos veículos. Cumprimos a nossa missão e a boa notícia é que teremos mais outros 50 novos ônibus, a maioria biarticulados, que serão entregues na antevéspera do aniversário de Curitiba”, celebrou Rafael Greca.
Ou seja, a expectativa é que o número de novos ônibus avance para 450 antes do dia 29 de março, quando a capital paranaense completa 327 anos. Vale lembrar que, em janeiro, Greca disse que sonha com a marca de 500 novos ônibus na cidade até o final deste ano.
Parte interna dos novos ônibus. (Daniel Castellano / SMCS)
Dos 63 veículos entregues hoje 33 são do tipo comum, com capacidade par 87 passageiros, e 30 micro especiais, para 65 passageiros. Eles vão atender 42 linhas, sendo a maior parte que circula na região norte da cidade.
Os novos ônibus, com novas tecnologias, foram entregues ao lado terminal do Santa Cândida, que recebe 39 mil passageiros por dia.
“Trazem uma série de benefícios para os passageiros”, destaca o presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), Ogeny Pedro Maia Neto. Conforme ele, o sistema de transporte da capital passa por um período de inovação em todos os níveis. Entre as mudanças, estão a redução do valor da passagem fora de horários de pico, reformas nos terminais, programas de eficiência energética e a redução do preço da passagem fora dos horários de pico.
Os novos veículos vêm com tecnologia embarcada que oferece acessibilidade a pessoas de idade e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm, inclusive, sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros.
Além disso, a nova frota permite a biometria facial, integração entre linhas, integração temporal, ampliação da tarifa diferenciada e a venda de créditos do cartão-transporte por aplicativos.