Curitiba participa de pesquisa do Ministério da Saúde sobre Covid-19

Redação

Curitiba participa de pesquisa do Ministério da Saúde sobre Covid-19

Curitiba foi uma das cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar da PrevCov (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil), estudo produzido em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa visa estimar o predomínio da infecção pela Covid-19 nas principais cidades do país e vai durar até o dia 30 de setembro.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta para que todos os moradores selecionados participem da pesquisa, porque as informações obtidas irão servir para auxiliar o Ministério da Saúde a tomar decisões regionalizadas no combate a pandemia.

“Esse estudo pode trazer um panorama mais real da pandemia. Hoje nós só sabemos se a pessoa teve covid se ela procurar um serviço de saúde, mas aquelas pessoas que tiveram sintomas leves e acabaram não fazendo exame acabam não sendo contabilizadas”, explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Ao todo cinco mil amostras de sangue de moradores de Curitiba devem ser recolhidas pelos pesquisadores, como forma de avaliar se já foram infectados pela Covid-19.

Todos os moradores de Curitiba selecionados para a pesquisa foram escolhidos de forma prévia pelo Ministério da Saúde. Os pesquisadores irão aplicar um questionário antes de indicarem o laboratório responsável por captar a amostra de sangue.

Os pesquisadores estarão uniformizados com a camiseta da pesquisa, jaleco branco e identificação, sendo que dúvidas podem ser retiradas pela ouvidoria do Ministério da Saúde pelo telefone 136, na opção 5.

LEIA MAIS: Rodízio de água em Curitiba: Sanepar divulga tabela até 15 de setembro

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="788953" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]