
Paraná terá retorno de aulas extracurriculares nas escolas estaduais; veja as regras
Redação
09 de outubro de 2020, 19:26
A prefeitura de Curitiba publicou hoje novo decreto que permite a realização de festas e buffets, a reabertura de cinema..
Vinicius Cordeiro - 09 de outubro de 2020, 19:29
A prefeitura de Curitiba publicou hoje novo decreto que permite a realização de festas e buffets, a reabertura de cinemas, teatros e museus, amplia o horário de funcionamento dos shoppings. As novas regras no enfrentamento à covid-19 valem pelos próximos 14 dias a partir deste sábado (10).
O anúncio foi feito pela secretária Márcia Huçulak, da Saúde, durante a live de divulgação do boletim do coronavírus. Hoje a capital paranaense totaliza 46.775 casos confirmados e 1.355 mortes.
As liberações acontecem, segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), por causa da queda no número de casos e óbitos registrados. São contabilizadas 50 mortes por semana desde o início de setembro. Nos meses de julho e agosto, a média foi de 100 óbitos por semana.
Apesar da flexibilização, foram ressaltados que devem ser mantidos as recomendações, como uso de máscara e álcool gel, durante esse período. Além disso, existem algumas limitações: será proibido o consumo de pipoca dentro da sala de cinema (onde é obrigatório o uso constante de máscara) e os eventos podem acontecer com máximo de 50 pessoas, respeitando o decreto do governo estadual.
"As pessoas pode circular, mas com muita preocupação para manter esse momento da cidade. Estamos indo bem, diminuindo e precisamos continuar dessa forma", declarou Huçulak. "É um aprendizado que temos nos últimos meses e que vamos ter que levar por vários meses ainda para não transmissão de um vírus que quer ser transmitido", completou a infectologista da SMS, Marion Burger.
Veja o que passa a valer em Curitiba neste sábado (9), com o novo decreto:
Marion Burger (esq.)) e secretária da Saúde, Márcia Huçulak (dir.) durante live do boletim de covid-19 em Curitiba. (Reprodução)
O sistema de bandeiras foi elaborado pela SMS no início da pandemia. As cores amarela (alerta), laranja (risco médio) e vermelha (risco alto) são representadas pelas notas 1, 2 e 3, valores da taxa calculada por meio de nove indicadores. Seis deles avaliam o nível de propagação da doença e três monitoram a capacidade de resposta do Sistema de Saúde da cidade.
A primeira atualização da bandeira foi em junho, quando a bandeira se tornou laranja. O decreto foi prorrogado duas vezes naquela ocasião – uma no dia 3 de agosto e outro no dia 10. A bandeira voltou a ser amarela no dia 18 do último mês. Contudo, o aumento de casos diários e a preocupação com o atendimento do sistema de Saúde fez com que a SMS voltasse à bandeira laranja no início de setembro.
Agora o novo decreto da bandeira amarela se mantém até o dia 24 de outubro.