
Governo do Paraná anuncia investimentos de R$85 milhões em Apucarana e região
Lorenzzo Gusso
27 de janeiro de 2022, 17:51
A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (27) a prorrogação das regras sanitárias previstas na bandeira amarela contra a Covid-19.
Redação - 27 de janeiro de 2022, 18:16
A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (27) a prorrogação das regras sanitárias previstas na bandeira amarela contra a Covid-19.
A bandeira amarela ficará ativa até ao menos o dia 3 de fevereiro.
A decisão foi tomada em conjunto pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde e tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas no ambiente de trabalho.
Os indicadores da pontuação da bandeira registraram alta na última semana e subiram de 1,53 para 1,91, perto do limite da bandeira amarela com a laranja.
Mas a Secretaria Municipal da Saúde apontou que mesmo com recordes diários de novos casos da Covid-19, a alta cobertura vacinal e o perfil da variante Ômicron têm permitido casos mais leves da doença.
Um levantamento do órgão apontou redução de 97,3% da letalidade da Covid-19 com a vacinação, com a letalidade média da doença caindo de 2,2% para 0,06% após o início da imunização.
“Estamos vivendo uma nova pandemia, ela tem um perfil diferente dos outros anos, ela está mais transmissível, mas menos grave e menos letal”, explicou o diretor da epidemiologia, Alcides Oliveira.
Atualmente os internamentos de maior gravidade têm se concentrado nos idosos acima de 80 anos, com cerca de 12% dessa população tendo necessitado internamento.
Antes da imunização esse índice estava na casa dos 60%, enquanto para o público em geral apresentou queda de 8% para 0,7%.
“A melhor intervenção nesse contexto dessa nova pandemia é quebrar a cadeia de transmissão por meio do isolamento das pessoas sintomáticas. Essa é a ação que pode nos permitir não necessitar de medidas restritivas na cidade”, finalizou Oliveira.
Seguem valendo medidas restritivas como a limitação de 70% do público em espaços públicos e privados de uso coletivos, assim como a recomendação da priorização do trabalho remoto ou virtual.
Confira abaixo as medidas restritivas da bandeira amarela em Curitiba:
Atividades suspensas
Atividades respeitando até 70% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB
LEIA MAIS: Rafael Greca tem quadro estável e passa bem, diz prefeitura