Curitiba recebe Congresso Brasileiro de Ufologia

Com a fama de capital oficial brasileira de discos voadores, Curitiba vai ser novamente palco do Congresso Brasil..

Daiane Andrade - BandNews FM Curitiba - 13 de fevereiro de 2019, 15:16

Com a fama de capital oficial brasileira de discos voadores, Curitiba vai ser novamente palco do Congresso Brasileiro de Ufologia. O evento chega à 24ª edição em 2019 e vai ser realizado de 15 a 17 de março. A ideia da iniciativa é reunir especialistas e interessados no tema, bem como apresentar informações e descobertas recentes.

De acordo com o ufólogo Ademar Gevaerd, na última semana de janeiro, diversos Ovnis – sigla para Objetos Voadores Não Identificados – foram avistados na cidade e também nos arredores. Ele relata que "Curitiba é hoje é considerada a capital oficial dos discos voadores. Não são apenas cidadãos comuns que estão registrando a presença deles, mas autoridades também e todos  esses casos estão sendo registrados pelo Cindacta II, no Aeroporto do Bacacheri".

Ao todo, mais de 80 registros de avistamentos de Ovnis já foram feitos pela Aeronáutica na região de Curitiba. Com isso, segundo Gevaerd, os pesquisadores têm tentado descobrir a razão pela qual isso vem acontecendo. "A elevada ocorrência da aparição desses discos voadores e ocorrências extraterrestres justifica a realização de um congresso no Paraná", explica.

Um desses episódios, em 2013, ficou registrado na comunicação entre um piloto e a torre de controle de Manaus, de acordo com o ufólogo. A gravação é agora analisada por especialistas.

Curitiba teria começado a ganhar fama em relação a esse tipo de ocorrência por causa do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Na capital paranaense, o Cindacta II fica no bairro Bacacheri, e a informação é de que algumas décadas atrás, um militar vinculado à instituição passou a estimular que a comunicação formal dos pilotos sobre qualquer episódio em voo. Ademar adianta um  dos temas do congresso. "Outra questão que será tratada é a passagem do Oumuamua. Esse possível asteróide ou cometa, foi batizado pelos cientistas de Oumuamua, que em havaiano quer dizer “mensageiro de muito longe". Na realidade, segundo estudos realizados por instituições americanas e européias, era uma nave espacial que passou pelo sistema solar. E quem afirmou isso com todas as letras foi o próprio diretor do departamento de astronomia da Universidade de Haward".

O 24º Congresso Brasileiro de Ufologia é promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores e pela Revista UFO. Temas como abduções e os impactos desse tipo de contato também vão estar em discussão.

O evento vai ser realizado no Hotel Nacional Inn Torres, na rua Mariano Torres, 976, no Centro de Curitiba. Os ingressos custam a partir de R$ 200, mas esse valor pode ser parcelado em até duas vezes. Mais informações e a programação completa você confere no site www.ufologiabrasileira.com.br.