Enem, Parada LGBTI e Green Day alteram trânsito neste domingo

Mariana Ohde


A Urbs vai colocar em circulação linhas especiais de ônibus para reforçar o transporte coletivo neste domingo (5), dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do exame, a capital também tem neste domingo o show da banda Green Day, que pode ter bloqueio de ruas na região da Pedreira Paulo Leminski, e a Parada da Diversidade LGBTI, cujo impacto no trânsito é gerenciado pela Política Militar (PM).

No Enem, além do reforço, a Urbs também preparou uma tabela com a indicação das linhas de ônibus que atendem cada um dos locais de prova e os principais pontos de parada.

As provas do Enem serão aplicadas no domingo, das 13h30 às 19h, com abertura dos portões às 12h. As linhas especiais farão a operação de ida com horários definidos. Para o retorno, os ônibus aguardarão nos locais de provas a liberação dos fiscais da Urbs para iniciar a viagem de volta.

Apesar do reforço é importante que os candidatos saiam de casa com tempo suficiente e seguro para chegarem aos locais das provas a tempo. É importante verificar os horários de ônibus. Os percursos e horários estão no site da Urbs em Itinerários, onde é possível verificar a localização do ônibus em tempo real.

Linhas especiais Enem

Faculdade Opet

Getúlio Vargas: linha especial Universidades, com saídas a partir das 10h do bairro Raquel Prado, Rua José Loureiro, PUC e Rua Marechal Floriano Peixoto.

Faculdades Santa Cruz (Campus Sede)

Especial Santa Cruz Campus Sede saindo do Terminal Capão Raso, a partir das 10h.

PUC

Serão três linhas especiais: a José Loureiro-PUC, a partir das 10h10, da rua José Loureiro; a Especial Linha Direta PUC/Rodoferroviária, com saídas da estação-tubo Rodoferroviária, na praça Baden Powel, a partir de10h e a linha especial Universidades, com saídas a partir das 10h, do bairro Raquel Prado.

Centro Politécnico

Serão duas linhas especiais: Universidades e Linha Direta Especial Tubo Círculo Militar e Tubo Jardim das Américas, com saída às 10h do Círculo Militar.

Unicuritiba – Rebouças

Duas linhas especiais: Universidades e Especial José Loureiro.

Universidade Positivo Campo Comprido

Especial Um. Positivo, com saídas do Terminal Campo Comprido a partir de 10h.

Universidade Tuiuti Campus Barigui

Especial Campina do Siqueira/Terminal Santa Felicidade e especial Campina do Siqueira/Tuiuti Barigui, no Terminal Campina do Siqueira, a partir das 10h.

Green Day

A apresentação da banda de rock Green Day em Curitiba, no início da noite de domingo (5), poderá ter interferências no trânsito da região da Pedreira Paulo Leminski, no bairro Abranches.

Os bloqueios definidos previamente pela equipe de agentes da Superintendência de Trânsito serão aplicados a partir do momento em que haja necessidade de maior fluidez para a chegada do público à Pedreira Paulo Leminski. Os agentes de trânsito estarão no local a partir do meio-dia e irão avaliar a necessidade de fazer os bloqueios.

O planejamento para os bloqueios inclui trechos das ruas Eugênio Flôr, Antonio Krainski e João Gava. A abertura dos portões está marcada para 16 horas, com início da apresentação da banda às 18h.

Parada LGBTI

A Parada LGBTI começa às 12h, na Praça 19 de Dezembro, e os participantes seguem em passeata pela Avenida Cândido de Abreu às 14h, até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

A Polícia Militar (PM) deve orientar o trânsito na região. Segundo a PM, não haverá bloqueio de ruas, apenas paralisação do trânsito para que os participantes se reúnam e realizem a passeata no horário previsto. A organização espera cerca de 40 mil pessoas para o evento deste ano, que tem como tema “O Que Eu Tenho a Ver Com Isso?”.

Confira a programação:

12h | Início da concentração, na Praça 19 de Dezembro (Rua Barão do Cerro Azul entre as Ruas São Francisco e Inácio Lustosa)
13h30 | Abertura Oficial, na Praça 19 de dezembro
14h | Saída da Parada pela Avenida Cândido de Abreu em direção à Praça Nossa Senhora da Salete
17h | Apresentações culturais, na Praça Nossa Senhora da Salete
20h |Encerramento das atividades, na Praça Nossa Senhora da Salete

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal