Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

4 mil pessoas participaram da manifestação em Curitiba, segundo a PM

O domingo (26) foi marcado por mais uma manifestação de apoio à Operação Lava Jato e contra a corrupção em todo o país. ..

Mariana Ohde - 26 de março de 2017, 18:03

O domingo (26) foi marcado por mais uma manifestação de apoio à Operação Lava Jato e contra a corrupção em todo o país. Segundo a Polícia Militar (PM), em balanço final, 4 mil pessoas foram às ruas em Curitiba. O número é próximo ao estimado pelos organizadores, de cerca de 5 mil pessoas.

ANÚNCIO

Com faixas, cartazes e carros de som, as ruas centrais da cidade foram tomadas pelos manifestantes, convocados por diversos movimentos, entre eles o Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua.

Os movimentos, ainda, são contra outros itens como o foro privilegiado, o financiamento público de campanhas e o chamado voto em lista fechada - sistema no qual os eleitores votam nas legendas e não diretamente nos candidatos, que são selecionados pelos partidos previamente. Ao final da votação, são eleitos os primeiros nomes da lista.

Como em outros protestos, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva também foi citado. Ele deve vir a Curitiba no dia 3 de maio para prestar depoimento como réu na Lava Jato. Para a data, os organizadores das manifestações de hoje prometem levar “uma grande onda verde amarela” para a frente da Justiça Federal. Há também manifestações em apoio ao ex-presidente marcadas para o mesmo dia.

ANÚNCIO

O número de pessoas que participaram da manifestação neste domingo é baixo em comparação a outros atos, que chegaram a reunir 15 mil manifestantes. No entanto, a estimativa da Organização é de que 25 mil pessoas foram às ruas. Além de Curitiba, mais sete cidades paranaenses (Francisco Beltrão, Londrina, Maringá Sarandi Irati, Rio Negro e Toledo) tiveram manifestações organizadas pelos movimentos.

Em todo país, havia atos marcados em 130 cidades neste domingo.

CURITIBA 324 ANOS – Teste seu conhecimento

Confira o jogo de palavras cruzadas exclusivo do Paraná Portal. São 60 questões sobre a cidade, sua história, lugares e pessoas.