Alerta sonoro é instalado em cruzamento perigoso no Portão

Andreza Rossini


Repórter Lucian Pichetti da CBN Curitiba

Um equipamento sonoro foi instalado no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e República Argentina, no bairro Portão, em Curitiba. O objetivo é evitar acidentes na canaleta dos ônibus biarticulados. A instalação faz parte de um projeto-piloto da Superintendência de Trânsito (Setran) após registros de atropelamentos e acidentes na região.

Uma adolescente foi atropelada por um ônibus em agosto deste ano. Outro caso, de atropelamento de duas pessoas, foi registrado em outubro. Nas duas situações a desatenção motivou os acidentes.

A superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistela, explica como o sensor vai funcionar.

“Vai emitir um som quando o terminal estiver aberto para os ônibus, os veículos em geral. O som vai dizer “cuidado, ônibus se aproximando”. Vemos que hoje o pedestre anda muito desate

O equipamento funciona a partir do acionamento de um sensor instalado na canaleta, que fica a 40 metros de distância da faixa de pedestres. Ele emite a seguinte mensagem: “Atenção, ônibus se aproximando”. De acordo com Battistella, o projeto é piloto e, se der certo, pode ser replicado em outros cruzamentos da cidade.

“É um projeto piloto que esperamos que seja um sucesso, esperamos realmente diminuir o número de atropelamentos. Se isso realmente acontecer vamos implantar o sistema em outros pontos da cidade”.

A Setran já havia reforçado a pintura no próprio pavimento para alertar os pedestres em relação à travessia neste ponto específico. Técnicos da Setran e da Urbs vão observar o local nos próximos dias para fazer novos ajustes, se verificarem a necessidade de melhorias.

Previous ArticleNext Article