Aluno de escola pública é bronze na Olimpíada Brasileira de Química

Fernando Garcel


O estudante Elizeu Daniel da Silva Junior, 18 anos, do 4° ano do curso técnico em Química do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Curitiba, no bairro Boqueirão, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) edição 2017. Ele concorreu com 405 alunos da rede pública (estadual e federal) e particular, de todo o País, que chegaram à etapa nacional. A entrega da medalha será no dia 1° de dezembro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

Elizeu ficou em terceiro lugar na modalidade B, que reúne alunos dos últimos anos do ensino técnico integrado. Essa foi a segunda vez que Elizeu participou da competição, realizada em agosto. O incentivo, conta Elizeu, veio dos próprios professores e da qualidade do curso ofertado pelo Ceep. “O ensino técnico na escola é muito bom porque, além das disciplinas básicas do ensino médio, tem disciplinas e conteúdos específicos da área técnica mais aprofundados. Não fosse essa preparação talvez eu nem conseguisse fazer a prova”, disse.

A preparação exigiu muito tempo e dedicação para aprofundamento dos conteúdos, já que as questões da etapa nacional foram de nível do ensino superior. Para isso, Elizeu dividiu a rotina de estudos em três momentos: pela manhã na escola e mais cinco horas à tarde, em casa, para aprofundamento e pesquisas, além de cursinho preparatório à noite.

“Depende da dedicação do aluno em saber o que ele quer e procurar aprimorar os conhecimentos e habilidades. Depende muito da dedicação de cada um”, disse Elizeu.

O estudante curitibano ficou entre os 15 selecionados na etapa estadual, que dá direito à participação na fase nacional, e em 5° lugar na classificação municipal. “A escola e os professores me deram o apoio e suporte para aprofundar os conhecimentos e ter uma boa preparação para as provas”, afirmou o aluno, que já passou na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná para o curso de medicina.

Previous ArticleNext Article