
Jornalista lança livro de poemas infantis em Curitiba
Andreza Rossini
01 de dezembro de 2016, 15:41
Da BandNews CuritibaNa próxima semana, Curitiba vai ganhar um Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CR..
Andreza Rossini - 01 de dezembro de 2016, 18:12
Na próxima semana, Curitiba vai ganhar um Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CRAR). O Centro é uma das propostas do Plano de Governo do Prefeito Gustavo Fruet e vai ser entregue pela Prefeitura Municipal. O local vai receber cães, gatos, cavalos e animais silvestres recolhidos pela Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. De acordo com o coordenador da Rede de Proteção, Paulo Conalghi, o Centro não vai funcionar como abrigo e nem como hospital veterinário.
ANÚNCIO
"Nós não acreditamos em política pública de abrigo, que transforma os animais em presos dessas entidades. Não é um hospital público veterinário também. É um centro para receber os animais que a rede recolhe em situações de maus tratos, ou que venham a ser atropelados e não tenham tutores", afirmou.
O CRAR vai atender os casos mais simples. Os animais vão ser tratados, castrados e oferecidos para adoção no próprio Centro. Já, os casos mais complexos vão ser encaminhados para instituições parceiras da Rede de Proteção Animal.
"Os veterinários fazem a primeira avaliação e se for necessário algo mais complexo ele será encaminhado para uma clínica contratada pela prefeitura pra realizar o atendimento. Nós vamos ter um ambulatório para fazer o atendimento desse animal se for algo mais simples ele já recebe o tratamento e é encaminhado para o canil de adoção", disse.
O Centro de Referência para Animais em Situação de Risco vai estar localizado no antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).