Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Animais em situação de risco terão centro de referência

Da BandNews CuritibaNa próxima semana, Curitiba vai ganhar um Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CR..

Andreza Rossini - 01 de dezembro de 2016, 18:12

Da BandNews Curitiba

Na próxima semana, Curitiba vai ganhar um Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (CRAR). O Centro é uma das propostas do Plano de Governo do Prefeito Gustavo Fruet e vai ser entregue pela Prefeitura Municipal. O local vai receber cães, gatos, cavalos e animais silvestres recolhidos pela Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. De acordo com o coordenador da Rede de Proteção, Paulo Conalghi, o Centro não vai funcionar como abrigo e nem como hospital veterinário.

ANÚNCIO

"Nós não acreditamos em política pública de abrigo, que transforma os animais em presos dessas entidades. Não é um hospital público veterinário também. É um centro para receber os animais que a rede recolhe em situações de maus tratos, ou que venham a ser atropelados e não tenham tutores", afirmou.

O CRAR vai atender os casos mais simples. Os animais vão ser tratados, castrados e oferecidos para adoção no próprio Centro. Já, os casos mais complexos vão ser encaminhados para instituições parceiras da Rede de Proteção Animal.

"Os veterinários fazem a primeira avaliação e se for necessário algo mais complexo ele será encaminhado para uma clínica contratada pela prefeitura pra realizar o atendimento. Nós vamos ter um ambulatório para fazer o atendimento desse animal se for algo mais simples ele já recebe o tratamento e é encaminhado para o canil de adoção", disse.

O Centro de Referência para Animais em Situação de Risco vai estar localizado no antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).