Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Aplicativo Pardal permite denúncias de crimes eleitorais no Paraná

O cidadão que encontrar irregularidades eleitorais no Paraná pode fazer uma denúncia no aplicativo Pardal. A ferramenta ..

Lorena Pelanda - 05 de setembro de 2018, 07:09

(divulgação)
(divulgação)

O cidadão que encontrar irregularidades eleitorais no Paraná pode fazer uma denúncia no aplicativo Pardal. A ferramenta permite que o eleitor contribuía com a Justiça Eleitoral, com informações de crimes relacionados à propaganda irregular, uso da máquina pública e compra de votos.

ANÚNCIO

Antes de fazer a denúncia, a pessoa precisa colocar os dados pessoais. O aplicativo também possibilita o envio de fotos e vídeos com as irregularidades. Mesmo se identificando, o Tribunal Regional Eleitoral garante que o nome do cidadão, em nenhum momento, será divulgado.

Todas as denúncias, depois de cadastradas no aplicativo, são encaminhadas à Procuradoria Regional Eleitoral, a quem compete fiscalizar o cumprimento da legislação, investigar a veracidade das informações enviadas pelos eleitores e propor as respectivas ações judiciais. Segundo o responsável pela comunicação do TRE, Márcio Jardim, todo o processo é investigado. “A denúncia é analisada, se é válida ou não. No aplicativo, o eleitor pode enviar o que constatou. Após o Ministério Público avaliar, automaticamente é aberto um processo e depois ele vai para julgamento”, explica.

O mesmo aplicativo já foi usado nas eleições de 2016 e teve seis mil denúncias.

ANÚNCIO

O aplicativo é gratuito em smartphones e tablets e a nova versão pode ser baixada nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

As denúncias ainda podem ser feitas no site do Ministério Público Eleitoral ou pelo disque denúncia, pelo telefone 181.