Após adiamento da votação do pacotaço, servidores desocupam Câmara

Roger Pereira


Com Francielly Azevedo

Depois de mais de 14 horas de negociação, os servidores públicos municipais de Curitiba decidiram deixar a Câmara Municipal, prédio que ocupam desde o fim da tarde desta terça-feira, em protesto contra o Plano de Recuperação de Curitiba, pacote de medidas fiscais do prefeito Rafael Greca (PMN) que altera o plano de carreira dos servidores e prevê mudança no pagamento da alíquota do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), entre outras propostas julgadas prejudicais à categoria.

Os líderes sindicais concordaram com uma proposta intermediada pelo procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior, de que a votação do projeto, prevista para hoje, fosse adiada até a próxima terça-feira e, até lá, fossem realizadas reuniões no Legislativo para a discussão de emendas e uma audiência com o secretário de governo, Luiz Fernando de Souza Jamur, prevista para esta quarta-feira. No entanto, um vídeo publicado pelo prefeito Rafael Greca (PMN) apelando pela aprovação do projeto na forma como está quase fez os servidores recusarem o pedido para desocupar a Casa.

O próprio procurador Sotto Maior pediu para o líder do prefeito, Pier Petruzziello, que o prefeito receba os servidores. O líder do prefeito chegou a ameaçar os manifestantes que, se não houvesse acordo, as sessões seriam retomadas, mas foi desautorizado pelo presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB). “Quem convoca sessão é a Presidência e eu não disse isso”.

No final da reunião, foi acordada uma proposta com o adiamento da sessão para terça-feira (a oferta inicial dos vereadores era segunda-feira) e a realização da reunião com o secretário de governo no prédio da Prefeitura, às 14h desta quarta-feira. Por 112 votos a 100, os servidores que ocupavam a Câmara aprovaram a proposta e iniciaram a desocupação imediatamente. Os servidores municipais continuam em greve por tempo indeterminado.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="436987" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]