Após chuva, três crateras se abrem em Curitiba

Mariana Ohde


Com BandNews Curitiba

Pelo menos três buracos se abriram em ruas movimentadas de Curitiba depois das chuvas dos últimos dias.

Na Avenida Vicente Machado, próximo à esquina com a Rua Visconde do Rio Branco, dois buracos abriram no trecho por onde passa o Rio Ivo, canalizado na década de 60. Duas faixas foram interditadas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras vai avaliar a dimensão do estrago nesta quarta-feira (19). Por ser uma área de canalização de rio, pode ser que uma obra mais elaborada seja necessária para resolver o problema.

Na Avenida Visconde de Guarapuava, próximo à esquina da Rua Desembargador Westphalen, um boeiro rompeu o asfalto e abriu uma cratera na via. Uma das faixas da pista da esquerda está interditada, entre as Rua João Negrão e a Travessa da Lapa.

A chuva que caiu nesta terça-feira (18) perto das quatro horas da tarde causou alagamento na Rua Arthur Bernardes, no cruzamento com a Avenida Iguaçu, no sentido Barigui. O problema por lá já foi resolvido.

A Defesa Civil pede que, em casos de emergência, a comunidade solicite apoio pelos telefones 156, 153 e 199.

Chuvas em Curitiba

Na segunda-feira (17), caíram 46% de todos raios que atingiram a capital no mês de outubro. Dos 150 raios registrados pelo Simepar, 69 foram na segunda-feira. Curitiba tem previsão de mais temporais nos próximos dias.

Até sexta-feira, segundo o Simepar, todos os dias devem ser quentes e com chuva forte em algum momento.

Na segunda-feira, os ventos de 40 quilômetros por hora e chuvas de 27 milímetros deixaram ruas completamente alagadas. O volume de chuva representou 15% do esperado para todo o mês. Depois de um dia de sol e calor intenso, o temporal atingiu a capital durante a noite durou pouco menos de uma hora.

A Central de Operações da Defesa Social registrou cinco ocorrências de alagamentos, nos bairros Campo Comprido, Batel, Rebouças, Centro, Alto da XV e Ahú – e um registro de queda de árvore na Rua Coronel Dulcídio, no Batel. Apesar do volume de água, não foram registrados pedidos de atendimento em equipamentos públicos ou privados pelos órgãos de monitoramento da Defesa Civil.

No estacionamento do Pollo Shop, no bairro Alto da Quinze, pelo menos quatro carros tiveram estragos causados por um alagamento. Imagens que circulam na internet também mostra alagamentos na região do Jardim Social e Tarumã.

chuva curitiba
Foto: Rodolfo Buhrer/Paraná Portal

Outras ocorrências foram registradas, como a de um estacionamento na Rua Emiliano Perneta, no Batel, onde a cobertura dos carros desabou atingindo pelo menos três veículos.

A sede da Procuradoria Regional do Trabalho, na Rua Vicente Machado, no Centro, não teve expediente nesta terça-feira (18). Por causa da chuva de segunda, as garagens do prédio foram alagadas e afetaram o sistema de energia elétrica. Os bairros mais atingidos foram Centro e Rebouças. Na rua Visconde de Nacar, no centro da cidade, os carros tiveram dificuldades em trafegar por conta do nível de água sobre o asfalto.

A região do cruzamento da Visconde de Nacar com Rua Carlos de Carvalho sofre com alagamentos de até 30 centímetros há vários anos. Com a chuva de segunda, quando caiu 15% da água esperada para todo o mês de outubro, o alagamento se estendeu para ruas vizinhas. O principal responsável pelos alagamentos é o Rio Ivo, que hoje é canalizado por baixo da Avenida Vicente Machado. Sempre que chove, as galerias transbordam.

Cratera na Carlos Gomes

Em junho, uma cratera de seis metros se abriu na Praça Carlos Gomes por causa do mesmo rio. Duas grandes obras já foram feitas para resolver o problema: uma no fim da década de 60 e outra na década de 90. A primeira alargou e a outra canalizou o rio. Em 2013, a atual gestão trocou parte das galerias. Mesmo assim, a área continua alagando sempre que chove mais forte.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="392168" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]