Bafômetros dobram multas em Curitiba

Andreza Rossini


Repórter Thiago Machado do Metro Curitiba

Com a chegada de novos etilômetros, em março deste ano, o número de multas por uso de álcool ao volante mais do que dobrou na cidade. Houve 1.616 infrações registradas entre janeiro e junho deste ano, contra 725 no mesmo período de 2016 – um aumento de 122%.

O aperto da fiscalização explica o número, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “O governo intensificou as fiscalizações. Muitos motoristas continuam desrespeitando a lei, colocando a vida deles e de outras pessoas em risco”.

No Paraná inteiro o aumento ficou em 44% – foram 3.512 infrações em 2016, contra 5.089 neste ano. Os 384 novos bafômetros foram entregues em março – eles foram distribuídos em todo o Estado, mas boa parte ficou em Curitiba, devido ao maior número de motoristas diz o coordenador de Infrações do Detran Rodrigo Kozakiewicz. “Hoje cada viatura do Bptran na cidade conta com um etilômetro e isso fez com que a fiscalização se tornasse mais presente, mesmo sem tantas novas blitze”, diz.

Segundo o BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), de janeiro a junho deste ano foram realizadas 751 blitze na capital – aumento de apenas 11% em relação ao ano passado. Nelas foram feitas 191 prisões pelo crime dirigir sob efeito do álcool.

Mais salgado

Uma lei que entrou em vigor em novembro do ano passado aumentou de R$1.915,40 para R$ 2.934,70 o valor da multa da Lei Seca.

A mesma lei criou multa para quem se recusar a soprar o bafômetro – neste caso, o motorista ainda fica com direito de dirigir fica suspenso por um ano. “Mas caso o policial verifique sinais de embriaguez ele pode autuar pelo uso de álcool do mesmo jeito”, explica Kozakiewicsz.

Mas não são aplicadas as duas multas – ou o motorista é autuado por não fazer o teste, ou por embriaguez. Se o motorista realizar o teste e for confirmada uma embriaguez igual ou acima de 0,3 miligramas, ele pode ser preso

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="448812" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]