Bailarina, crianças e tecnologia são destaque em Natal do Palácio Avenida

Narley Resende


O espetáculo de Natal do Palácio Avenida, no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, traz neste ano a história de alunos de um conservatório de música que, com a ajuda de uma professora, trazem à vida o “Sr. Palaciano”. Ele sofreu um encantamento e se solidificou na forma do Palácio Avenida.

Para o espetáculo, os ensaios acontecem desde março deste ano. Agora começa a fase de ensaios gerais, onde participam 111 crianças, sendo que 90% delas integram o Natal do Palácio Avenida pela primeira vez.

O diretor-artístico Wado Gonçalves, responsável pela produção, reforça que, apesar das novidades, as crianças são as grandes estrelas do evento de Natal. “O espetáculo, como todo ano, é feito pelas crianças e para as crianças. Elas sempre são as protagonistas, as principais estrelas. Mas a cada ano, e para trazer novidades também, a gente acrescenta elementos visuais e tecnológicos”, revela.

Outra novidade deste ano é a presença da bailarina, cantora e atriz Simone Gutierrez no papel da professora de música do conservatório. Simone tem uma carreira consolidada em musicais e vai conduzir a história do espetáculo, segundo Wado Gonçalves.

Palácio Avenida
Natal do Palácio Avenida em 2016, primeiro ano sob gestão do Bradesco. Foto: Silvio Aurichio

“Neste ano a narrativa pedia a presença de uma personagem adulta e ela, na verdade, conduz o espetáculo juntamente com as crianças. Ela lança as músicas para as crianças os desafios, chama os elementos da natureza como a água, fogo, terra e ar. E a partir desse elementos as canções vão sendo instaladas pelas crianças no espetáculo para que no final todos os elementos juntos com as crianças comemorarem o Natal”, conta.

Esta é a segunda vez que o Banco Bradesco, que comprou o HSBC em 2016, organiza o espetáculo de Natal no Palácio Avenida.

Pela primeira vez, a estréia da apresentação será transmitida ao vivo no Facebook.

Desde 1991, o espetáculo é realizado nas janelas do edifício. O “Natal do Palácio Avenida”, com apresentações de um coral de crianças que cantam músicas tradicionais do Natal e alguns sucessos da MPB, em ritmo natalino, foi lançado pelo antigo Banco Bamerindus.

A responsabilidade pela apresentação foi herdada pelo banco HSBC, que comprou o Bamerindus, e, mais recentemente, do Bradesco. O evento tornou-se bastante representativo das festividades de fim-de-ano em Curitiba e é conhecido em todo o Brasil, recebendo intenso afluxo de turistas.

Programação 

O espetáculo estréia no dia 1º de dezembro e as sessões seguem até o dia 17, sempre nas sextas, sábados e domingos, a partir das 20h15. O evento tem 45 minutos de duração.

O Instituto Municipal de Turismo também prevê uma série de programas especiais para o período natalino em Curitiba.

O calendário começa no dia 22 de novembro.

O início da programação de Natal acontece com uma solenidade ao ar livre, no Centro Histórico da cidade, com “anjos” anunciando a chegada do espírito natalino.

Outra atração será a decoração especial no calçadão da rua XV de Novembro. A população poderá ver a chamada Árvore da Vida e as Estrelas de Belém, que vão indicar imóveis importantes do patrimônio histórico curitibano.

As tradicionais feiras de Natal nas praças Osório e Santos Andrade também estão garantidas na programação de fim de ano. Os lojistas começam a atender no dia 23 de novembro.

– Abertura das festividades de Natal: 22 de novembro, no Centro Histórico

– Feiras de Natal: entre 23 de novembro e 23 de dezembro, nas Praças Osório e Santos Andrade, com atendimento das 10h às 22h de segunda a sexta; e aos sábados, das 14h às 19h.

– Paço da Liberdade: nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, projeções com temática natalina vão mudar a “cara” do Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. O evento é gratuito e começa às 20h30.

– Natal no Palácio Avenida: De 1º a 17 de dezembro, com apresentações sempre nas sextas, sábados e domingos, às 20h15. Gratuito.

– Capela Santa Maria: A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta o Concentro Natalino nos dias 15 e 16 de dezembro, às 18h30. Para o mesmo local estão programadas sessões da Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembro, às 20h.

– Memorial de Curitiba: No local acontece uma série de apresentações, além da proclamação do Natal. Haverá uma árvore étnica, que vai mostrar a cultura das etnias que formaram Curitiba. Também será possível acompanhar a Exposição-Oficina Itinerante de Mini Presépios, de 20 de novembro a 6 de janeiro.

– Mercado Municipal: Quem passar pelo mercado vai acompanhar a programação de Natal entre 22 de novembro e 5 de janeiro de 2018, com apresentações de coral, aulas de culinária e feira com produtos tradicionais da época.

Com informações da prefeitura de Curitiba e CBN Curitiba. 

 

Previous ArticleNext Article