‘Balada Protegida’ vai mobilizar Setran e Guarda em rua onde Greca mora

Narley Resende


A partir das 20h desta quinta-feira (19) a Prefeitura de Curitiba vai mobilizar agentes da Secretaria de Trânsito e Guarda Municipal em uma ação do programa Balada Protegida. A ação será feita na Avenida Vicente Machado, no Batel, até às 2 horas de sexta-feira (20).

Na semana passada, uma operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifus) fechou estabelecimentos na região onde mora o prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN), como lançamento do programa.

De acordo com a Prefeitura, na noite desta quinta-feira o foco será a orientação e proteção das pessoas que frequentam os bares da Vicente Machado.

A Setran vai isolar com cones a faixa da direita da avenida, pois muitos frequentadores dos bares costumam ultrapassar os limites das calçadas e ocupar esta faixa em frentes aos bares, correndo risco de atropelamentos.

O bloqueio será da Coronel Dulcídio até um pouco para frente da Alameda Presidente Taunay, trecho onde há grande concentração de bares e de pessoas nas ruas.

A Setran também vai promover uma ação educativa, com sua equipe de Educação no Trânsito, que vai usar um bafômetro para medir a alcoolemia dos clientes dos bares e esclarecer os riscos de dirigir sob o efeito de álcool.

O Departamento de Política Sobre Drogas, da Defesa Social, fará orientações sobre os problemas causados pelo uso de drogas. Segundo a prefeitura, duas viaturas da Guarda Municipal também estarão na região para garantir a segurança e evitar tumultos.

Fiscalização

Neste ano, já foram feitas na cidade duas Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifus), uma das ferramentas do programa Balada Protegida. A Aifu, que já era realizada anteriormente pelo poder público, tem o comando da Polícia Militar e segue uma programação anual.

Nas Aifus são fiscalizadas as documentações dos estabelecimentos comerciais, condições sanitárias, licenciamento ambiental para sonorização, certificado do Corpo de Bombeiros e alvarás.

Segundo a prefeitura, o programa Balada Protegida atende as sugestões da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) junto ao prefeito Rafael Greca, que determinou a expansão das operações do programa.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="409556" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]