Binário da Mateus Leme e Nilo Peçanha começa nesta terça-feira (28)

Mariana Ohde


Com Metro Curitiba

A implantação do novo binário da Mateus Leme/Nilo Peçanha, em Curitiba, a partir desta terça-feira (28), às 9h, deve causar confusão, ao menos nestas primeiras semanas. As mudanças forçarão que acessos para endereços conhecidos mudem, como é o caso das chegadas ao Shopping Mueller e ao Hospital Pilar.

Como a Mateus Leme se tornará de mão única desde a região do Largo da Ordem, o trajeto até os estacionamentos do Shopping Mueller não poderá mais ser feito pelas ruas Barão de Antonina ou Senador Xavier da Silva, por exemplo. Algumas das opções são a Inácio Lustosa ou a Carlos Cavalcanti.

A região do Cemitério Municipal também terá o tráfego intensamente modificado, criando o que a prefeitura batizou de “viário complementar”.Metro Curitiba

A mudança inclui a transformação de duas quadras da Hugo Simas (entre a Teffé e a Albino Silva) em mão única no sentido Centro. Assim a entrada para o Hospital Pilar pela Hugo Simas será feito pela faixa da esquerda da via.

Outro local que deve causar bastante dúvida para os motoristas é a esquina da Rua Nilo Peçanha com a Carlos Pioli, no Bom Retiro.

No local, a Nilo Peçanha, que era mão única até a Carlos Pioli, passa a ir para o Centro ao invés do bairro. Já a Rua Albino Silva, que costumava ser um binário com a Nilo Peçanha, em direção ao Centro, também terá seu sentido invertido, agora em direção ao bairro.

Atenção, também, nas ruas Rua Evaldo Wendler e Travessa Pio XII, já nas proximidades do Pilarzinho. No local, tanto Mateus Leme quanto Nilo Peçanha voltam a ter dois sentidos. A ligação entre elas será feita pela Evaldo Wendler, que passa a ter novo sentido, da Mateus Leme para a Nilo Peçanha (antes era sentido duplo). A Travessa Pio XII irá da Nilo Peçanha para a Mateus Leme (antes, era duplo).

Orientações

Hoje 80 agentes de trânsito, entre profissionais da prefeitura e policiais militares e guardas municipais estarão na região para orientar os motoristas.

“É normal que haja um período de adaptação, até o motorista se acostumar com os novos caminhos”, diz a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

No total, além da Mateus Leme e Nilo Peçanha, outras sete ruas terão seu sentido alterado.

Segundo a prefeitura 35 mil veículos trafegam diariamente pelas duas vias que passam a compor o binário.

Ônibus

Também a partir da próxima terça-feira, 15 linhas de ônibus que circulam na região do novo binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha terão os itinerários alterados. As linhas no sentido bairro-Centro vão passar em ruas transversais ao novo binário.

As linhas que atualmente trafegam pela rua Nilo Peçanha terão alterações nos dois sentidos.

Já as linhas que passam pela rua Mateus Leme terão alterações apenas no sentido Centro-bairro.

No sentido oposto, continuarão seguindo normalmente pela Rua Mateus Leme.

O ônibus Bom Retiro/PUC passará a ser uma linha circular. A Urbs também optou por mudar o nome da linha 176- Nilo Peçanha para Parque Tanguá.

Ônibus Binário Nilo Peçanha Mateus Leme

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal