Binário da Mateus Leme e Nilo Peçanha começa na terça-feira (28)

Mariana Ohde


Com Metro Curitiba

Com o término das obras de pavimentação na Rua Mateus Leme, nesta quinta-feira (23), a prefeitura informou que o binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha será implantado na terça-feira (28).

A partir das 9h, a Mateus Leme terá sentido único em direção aos bairros desde a Rua Treze de Maio, no São Francisco, até a Rua Evaldo Wendler, no São Lourenço. Já a Nilo Peçanha passará a ter sentido único em direção ao Centro no mesmo trecho, interligando-se à Trajano Reis.

Ao todo, nove ruas terão o sentido alterado, incluindo quatro na região do Cemitério Municipal. De acordo com a prefeitura, esta é a primeira fase de implantação do binário – a segunda incluirá o trecho do Parque São Lourenço e está em estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A prefeitura afirma que o novo binário atende uma demanda antiga da população que mora na região e que ao longo deste ano fez diversas reuniões com os principais geradores de emprego e economia da região para avaliação dos impactos.

“Após análise dos pontos de gargalo da cidade, as equipes técnicas do Ippuc e da Superintendência de Trânsito de Curitiba têm certeza de que o binário é a melhor solução para proporcionar maior fluidez e segurança no trecho, tanto para veículos quanto para pedestres”, declarou a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Segundo a superintendente, a implantação do binário também dará melhor organização no trânsito de veículos de Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, da RMC.

Ônibus

Também a partir da próxima terça-feira, 15 linhas de ônibus que circulam na região do novo binário das ruas Mateus Leme e Nili Peçanha terão os itinerários alterados. As linhas no sentido bairro-Centro vão passar em ruas transversais ao novo binário.Ônibus Binário Nilo Peçanha Mateus Leme

As linhas que atualmente trafegam pela rua Nilo Peçanha terão alterações nos dois sentidos.

Já as linhas que passam pela rua Mateus Leme terão alterações apenas no sentido Centro-bairro. No sentido oposto, continuarão seguindo normalmente pela Rua Mateus Leme.

O ônibus Bom Retiro/PUC passará a ser uma linha circular. A Urbs também optou por mudar o nome da linha 176- Nilo Peçanha para Parque Tanguá.

Orientação

A prefeitura vai colocar faixas com informação sobre a mudança de sentido das ruas em mais de 30 pontos no entorno nos próximos dias, além de entregar material informativo sobre as alterações nas linhas do transporte coletivo a moradores e trabalhadores da região.

Nas primeiras semanas após o início da implantação, agentes de trânsito e guardas municipais estarão nos cruzamentos ao longo de toda a extensão do binário para orientar os motoristas.

Diariamente, cerca de 35 mil veículos passam pelas duas ruas, nos dois sentidos.

Durante a recuperação do asfalto em 3,6 km da Mateus Leme – extensão da primeira fase do binário – foram feitas mais de 11 correções geométricas nas ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha para facilitar o trânsito. Agora, a Setran irá finalizar a instalação dos semáforos e a sinalização horizontal e vertical.

Binário

 

 

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal