Cachorros moradores de terminal ganham camas para enfrentar o frio

Francielly Azevedo


Três cães, que vivem no Terminal do Barreirinha, em Curitiba, ganharam nesta semana camas para se proteger do frio. A iniciativa é do grupo de protetoras Cão da Barreirinha.

Os vira-latas Max, Pitoco e Zoinho terão um inverno mais quentinho. As caminhas especiais são feitas de pneus e cobertores. Os animais são cães comunitários, os moradores da região ajudam a alimentar e dar carinho aos bichinhos.

Além de prevenir do frio, segundo os voluntários a ação traz mais segurança aos cachorros, que antes dormiam em áreas de risco, com muito movimento de ônibus.

 

 

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

Abandono de animais é crime

O abandono e maus tratos à animais é crime, previsto no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais. Quem deixa o animalzinho a própria sorte pode pegar detenção de três meses a um ano, além de multa.

Já no artigo 164 do Código Penal brasileiro, a pena prevista é de 15 dias a seis meses de prisão, ou multa.

Qualquer pessoa que for testemunha de um abandono de animais domésticos ou exóticos, pode ir à delegacia mais próxima.

Caso o animal esteja em perigo, abandonado em uma propriedade particular, a pessoa pode invadir o local e salvar o bichinho. O ato é amparado pela lei. O decreto de lei número 2.848/40, artigo 24, considera a invasão para salvamento de um animal em perigo uma atitude de necessidade e, dessa forma, não haverá nenhum tipo de punição.

 

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="429252" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]