Câmara aprova Cidadania Honorária para Deltan Dallagnol

Mariana Ohde


Foi aprovado, na sessão desta quarta-feira (17) da Câmara Municipal, o projeto que concede a Cidadania Honorária de Curitiba a Deltan Dallagnol, procurador do Ministério Público Federal (MPF). O projeto segue agora para a sanção ou veto do Executivo.

Se for acatado e se tornar lei, a homenagem ao coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, natural de Pato Branco, será entregue após o período eleitoral. A matéria recebeu 28 votos favoráveis e um contrário.

“Muito mais que um título, estamos falando de uma proteção à bandeira que este cidadão pode trazer à cidade. Um homem que veio transformar o cenário da política através de princípios”, disse a autora da proposta, a vereadora Carla Pimentel (PSC). Ela enfatizou a experiência de Dallagnol nas áreas de Direito Penal e Processual Penal, em especial em crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro.

“Nós acreditamos na mudança, que vale a pena mudar o cenário político”, acrescentou a autora do projeto de lei.

Além da trajetória profissional, a vereadora destacou a campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, do MPF, e que Dallagnol é diácono da Igreja Batista do Bacacheri. Segundo os parlamentares que participaram da discussão, Dallagnol e o juiz Sérgio Moro estão ”revolucionando o país”.

Aprovada em plenário no início de abril, a Cidadania Honorária ao juiz Sérgio Moro resultou na lei municipal 14.818/2016, sancionada no mesmo mês. A honraria ainda não foi entregue.

Títulos de honra

As concessões da cidadania honorária de Curitiba, para homenageados que não nasceram na cidade, assim como os títulos de vulto emérito, parabenização equivalente à cidadania, destinada a quem nasceu na capital, estão previstas em lei e cada vereador pode indicar apenas quatro pessoas por legislatura. Quem exerce mandato eletivo ou ocupa cargo em comissão na administração pública, como secretários municipais e estaduais, não podem ser homenageados.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="379761" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]