Capivara é morta por flechada em parque de Curitiba

Narley Resende


Uma capivara morreu no último fim de semana, no Parque Náutico, em Curitiba, depois de ser atingida por uma flecha de competição. Fotos da capivara ferida circulam pelas redes sociais.

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente receberam a denúncia de frequentadores e tentaram capturar a capivara ferida com o dardo de competição, mas ela fugiu e se escondeu. Horas depois, os veterinários encontraram o animal já morto.

A secretaria informou que um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil deve investigar o caso. O dardo foi recolhido e entregue na delegacia.

Matar um animal silvestre, mesmo para se alimentar, é crime inafiançável, com pena de seis meses a um ano de prisão. Embora não haja referência clara na legislação, o simples porte desse tipo de arma se enquadra, atualmente, como contravenção penal em caso de desvirtuamento.

“Espírito olímpico”

Em alguns comentários, internautas associam o caso às olimpíadas.

“A olimpíada está trazendo um ótimo legado mesmo… Onça morta, capivara morta…”, lamenta. Outro critica a presença de capivaras em um espaço que poderia ser exclusivo para a prática de esportes.

“O espirito olímpico parece desconstruído com esta imagem do Parque Náutico! Não basta estarem guardadas num espaço destinado a pratica de esporte e ao culto da natureza, precisam estarem guardadas dos requintes cruéis que os homens cultuam e que superam qualquer barreira de proteção”, reclama.

“Um animal tão lindo como a capivara que abrilhanta o parque e faz a alegria da criançada e adultos! Foi alvejada com uma flecha de competição como podem ver na foto! Não sei o que pensar e nem o que falar, só lamento muito, mas muito mesmo! Espero que as autoridades descubra quem fez isso!”, escreveu o autor das fotos.

Parque Náutico

O Parque Iguaçu fica mo limite com a cidade de São José dos Pinhais e tem 569 mil metros quadrados, fazendo parte do complexo Parque Regional do Iguaçu, que tem como atração principal o Jardim Zoológico de Curitiba.

O Parque Iguaçu foi criado em 1976 para preservar os fundos de vale do Rio Iguaçu .

A principal atração deste parque é a Raia de Remo e Canoagem (também conhecido como Parque Naútico Iguaçu que já foi palco de competições internacionais.

O parque e o zoológico são separados por uma rodovia que liga Curitiba a São José dos Pinhais. Mas assim como a maioria dos grandes parques de Curitiba, as capivaras figuram entre os animais livres que convivem pacificamente com os frequentadores.

Previous ArticleNext Article