Capivaras personalizadas serão leiloadas e revertidas em cobertores para campanha ‘Doe Calor’

Fernando Garcel


A exposição Capi Parade, inspirada na tradicional mostra da Cow Parade, abre as portas nesta segunda-feira (23), em Curitiba. Mascotes da capital, as oito capivaras feitas de fibra de vidro e pintadas por artistas convidados serão leiloadas e o dinheiro destinado a compra de cobertores para a campanha “Doe Calor”, da Prefeitura de Curitiba.

As peças, que medem 1 metro de altura por 1,5 m de largura, foram personalizadas pelos artistas plásticos locais Dani Heining e Di Magalhães, pelo conceptual artist Luiz Pagano e pelo cenógrafo e artista plástico Juarez Fagundes, ambos de São Paulo, pelo humorista Diogo Portugal, pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner e por designers da ProDesign. A ação também comemora os oito anos da inauguração do shopping Palladium Curitiba.

“A capivara é um símbolo de Curitiba, além de ser um animal extremamente adaptável e frequentemente encontrado em ambientes alterados pelo homem. Ela representa essa interferência do homem no meio ambiente”, diz Maria Aparecida de Oliveira, gerente de marketing do shopping.

As peças vão ficar expostas no Palladium Curitiba entre 23 de maio e 5 de junho e depois a Capi Parade, em alusão ao Dia Mundial do Ambiente, será exposta em vários locais da cidade até o dia 12 de junho. Como as capivaras andam em bando de até 30 animais, as oito esculturas estarão sempre juntas.

Com realização do Instituto Pró-Cidadania e Fundação de Ação Social (FAS), o leilão das peças pretende mobilizar a população para doação de roupas e cobertores. “O Instituto busca parcerias que contribuam para o repasse de cobertores novos. Essa exposição do Palladium é uma iniciativa bastante criativa para mobilizar a população e será uma parceria fundamental para que possamos levar melhores condições para muitas pessoas que precisam desse suporte para enfrentar o rigoroso inverno do Curitiba”, enfatiza o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann.

No leilão, que acontece no dia 16 de junho no Palladium, uma das peças vai receber uma camisa verde e amarela que será autografada pelo rei Pelé, após o leilão, com dedicatória ao arrematante.

Exposição em pontos turísticos de Curitiba, de 6 a 12 de junho:

6 de junho: Prefeitura
7 de junho: Rua XV (Boca Maldita)
8 de junho: Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da UFPR)
9 de junho: Praça Rui Barbosa
10 de junho: Jardim Botânico
11/06 (sab): Mercado Municipal
12/06 (dom): Parque Barigui

Previous ArticleNext Article