Celular rende multa para 125 motoristas por dia em Curitiba

Francielly Azevedo


Da CBN Curitiba

Do dia primeiro de janeiro até o final de maio deste ano quase 19 mil motoristas foram multados por usar, manusear ou segurar o telefone celular ao volante aqui em Curitiba.

Foram 125 autuações por dia pelas ruas da cidade. A imensa maioria, 13.488, foi multada por segurar o aparelho enquanto conduzia o veículo: são quase três mil desses flagrantes a cada mês aqui na cidade.

O especialista em trânsito Celso Mariano destaca que esses números deixam claro que os motoristas ainda não se conscientizaram do risco de dividir a atenção entre o volante e a telinha dos smartphones.
“A falta de percepção de risco é que faz com que o uso continue sendo intenso. Não foi suficiente, pelo menos até agora, as campanhas elucidativas, as chamadas de atenção, as multas que estão começando a ganhar volume, venham sensibilizar e a provocar uma mudança de comportamento”, explica.

 

Vale esclarecer

Dirigir com apenas uma das mãos é infração média, mas – desde o dia primeiro de novembro de 2016 – se a mão que não segura o volante estiver portando um telefone celular a falta é gravíssima, rende multa de quase trezentos reais e sete pontos na CNH.

De acordo com Mariano, a utilização do aparelho se assemelha aos efeitos provocados pela ingestão de álcool e pode gerar acidentes tão graves quanto aqueles ocasionados pelo excesso de velocidade..

“Esse tipo de alteração e de agravamento na fiscalização na nossa legislação de trânsito tem uma justificativa: os acidentes de trânsito ocasionados pelo uso de telefones celulares, tanto para falar e especialmente para digitar e ler a tela do aparelho, estão chegando no mesmo nível que os acidentes causados por ingestão de álcool ou excesso de velocidade”, ressalta.

Além dos motoristas, o alerta para os perigos do uso de celulares no trânsito se estende também para pedestres, ciclistas, já que o aparelhinho rouba mesmo a atenção e pode aumentar os riscos de quem circula nas vias.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.