Cemitério terá sarau e visita noturna! Saiba o motivo:

Jordana Martinez


Redação com SMCS

O Cemitério Municipal de Curitiba será palco de apresentações musicais e visitas noturnas guiadas, a partir desta quinta-feira (30).

A programação especial acontece em comemoração aos 163 anos de fundação do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Serão visitados os túmulos de compositores e intérpretes que fizeram a história musical do Paraná.  Nesta semana, além da visita guiada temática serão realizadas as visitas noturnas na quinta, sexta-feira e sábado (30/11 e 1 e 2/12).

De acordo com a pesquisadora Clarissa Grassi, esta é uma ação inédita no Brasil. “Temos o primeiro cemitério de Curitiba em processo de tombamento, recebendo uma ação fruto de parceria entre a Fundação Cultural e a Unespar – Universidade do Estado do Paraná, que vai levar instrumentistas e cantores para executar as composições de dez músicos que se encontram sepultados no mesmo local”, explica a pesquisadora. A ação comemora a data de fundação do cemitério (1º de dezembro) e o dia do músico (22 de novembro).

Resultado de uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Núcleo de Estudos da Música do Paraná da Unespar, o projeto, denominado “Relicário da Música do Paraná”, tem o objetivo homenagear personalidades da música paranaense, através da rememoração de suas trajetórias e da execução de suas composições junto aos seus túmulos.

O grupo musical é composto por dez instrumentistas (flauta, clarinete, violino, viola, violão, acordeom, percussão e guitarra elétrica) e quatro cantores, coordenados pelos professores Marilia Giller e André de Souza. Ao longo da visita, enquanto Clarissa apresenta as trajetórias dos músicos, serão realizadas 18 intervenções musicais.

Entre árias da primeira ópera paranaense, “Sidéria”, composição de Augusto Stresser, e o rock de Ivo Rodrigues da banda Blindagem, personalidades como Bento de Menezes, maestro e fundador da banda da Polícia Militar do Paraná, a estrela do rádio Stellinha Egg, o compositor do hino do Paraná Bento Mossorunga, entre outros, serão homenageados em um evento com duas horas de duração.

As vagas são limitadas e os interessados em participar devem realizar a inscrição via e-mail, a partir das 0h do dia 28/11, encaminhando nome completo e número de RG de até três pessoas para o endereço visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

 

Músicos contemplados:

– Bento de Menezes

– Augusto Stresser

– Raul Menssing

– Bento Mossorunga

– Stellinha Egg

– Bianca Bianchi

– Benedito Nicolau dos Santos

– Antonio Melillo

– Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

– Ivo Rodrigues

 

Serviço:

 

Visitas Guiadas Noturnas

Dias 30/11, 1/12 e 2/12

Horário: das 19h às 22h

 

Visita Guiada “Relicário de Música do Paraná”

Dia 3/12

Horário: das 17h às 19h

Inscrições: A partir das 0h do dia 28 de novembro. Interessados devem enviar e-mail para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br com a data escolhida, nome completo e número de RG de até três pessoas para participação em uma visita. Vagas limitadas.

 

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.