Ciclista fica preso entre biarticulados em Curitiba

Mariana Ohde


Um ciclista que trafegava pela canaleta exclusiva dos ônibus, na Avenida Sete de Setembro, em Curitiba, acabou preso entre dois biarticulados nesta quinta-feira (19).

O ciclista sofreu ferimentos leves, foi atendido pelo Siate e encaminhado para o hospital Cajuru. Por causa do acidente, entre 11h35 e 13h50, os biarticulados precisaram ser desviados na região pelas pistas marginais da avenida.

Com as estações-tubos inativas no período, o embarque dos passageiros foi realizado pelas portas de emergência dos ônibus e as passagens não puderam ser cobradas.

Na Avenida Sete de Setembro localiza-se a primeira Via Calma do Brasil, que no total tem 6,3 quilômetros de ciclofaixas preferenciais para ciclistas em ambos os sentidos de circulação – Centro e Praça do Japão.

Os trajetos são compartilhados com carros, motocicletas e ônibus menores e a velocidade máxima permitida é de 30km/h, o que é mais seguro para os ciclistas em caso de acidentes – na canaleta, a velocidade máxima dos grandes ônibus biarticulados é de 50km/h.

“A Secretaria Municipal de Trânsito faz orientações constantes na região para que ciclistas não utilizem as canaletas dos ônibus e se dirijam às ciclofaixas da Via Calma, mas muitos ainda teimam em se colocar em situações de risco, circulando entre os biarticulados”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A Setran informou que vai intensificar as orientações na Via Calma e faz um apelo aos ciclistas para não transitem mais pelas canaletas dos ônibus na cidade, evitando acidentes e mortes no trânsito.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal