Circulação de ônibus deve voltar ao normal neste sábado

Roger Pereira


Por Narley Resende

Os ônibus do transporte público de Curitiba e região metropolitana devem voltar a circular à meia-noite, segundo o sindicato dos motoristas e cobradores. A categoria aderiu à paralisação multisetorial que se estendeu pela maioria das grandes cidades do país, em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo Governo Michel Temer. Tanto a Urbs, quando as empresas e o sindicato dos trabalhadores confirmaram que nenhum ônibus circulou na Grande Curitiba hoje (sexta). As canaletas de expresso foram liberadas para circulação de táxis. A Urbs optou por não autorizar o transporte alternativo por questões de segurança e pelo fato de a paralisação ser de apenas um dia.

O Sindicato das Empresas do Transporte promete cobrar na Justiça pelo prejuízo causado pela paralisação, que teria chegado a dois milhões e meio de reais. A Justiça do Trabalho havia acatado parcialmente um pedido do Setransp para que houvesse circulação de frota mínima. O pedido das empresas era de que ao menos 70% dos ônibus circulassem nos horários de pico e 50% ao longo do dia. A Justiça determinou 50% nos horários de mais movimento e 40% nos demais horários. A ação determina multa de 100 mil reais por descumprimento. Um oficial de Justiça relatou que tentou entrar em contato com o sindicato dos trabalhadores, mas que as ligações eram repassadas e não houve notificação da decisão. O Setransp reclama que ônibus de determinadas empresas foram colocados em frente aos portões de outras, impossibilitando a saída dos coletivos. Alguns tiveram os pneus furados.

O Sindimoc afirma que desconhece essas ocorrências e confirma que não foi notificado pela Justiça sobre a decisão da frota mínima. A Urbs também fez o pedido para a Justiça do Trabalho, mas a ação não tramitou e órgão alega que não foi notificado de nenhuma decisão. Em Londrina, a Justiça do Trabalho, entendeu que seria inapropriado determinar frota mínima.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="427863" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]