Com grande procura, evento com Mujica é transferido para espaço maior em Curitiba

Mariana Ohde


O evento Democracia na América Latina, marcado para esta quarta-feira (27), precisou ser transferido da sede da APP-Sindicato para o Círculo Militar por causa da alta demanda. Inicialmente, 500 vagas foram abertas para o encontro, que contará com a presença do ex-presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica. Porém, estima-se que mais de três mil pessoas participem do encontro.

O evento está sendo organizado pelo Laboratório de Cultura Digital, ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições começaram na última segunda-feira (18) e ficariam abertas até a noite de quinta-feira (21), mas foram encerradas um dia antes por causa da procura – muito além do previsto. Mesmo com o acréscimo na capacidade de público, muitos pré-inscritos não garantiram uma vaga na plateia, mas poderão acompanhar o evento pela internet.

O seminário Democracia na América Latina é a primeira atividade do projeto Ciclo de Diálogos Quarta Quarta, desenvolvido pelo Laboratório de Cultura Digital, projeto do Setor de Educação da UFPR e que tem por objetivo estimular a participação política por meio de três seminários temáticos a serem realizados em julho e também em agosto e setembro, na quarta quarta-feira de cada mês.

Este primeiro evento terá como tema o diálogo sobre a situação dos regimes democráticos na América Latina, sobretudo no Brasil, em decorrência da atual conjuntura de instabilidade política.

José Mujica, uma das grandes atrações do evento, foi preso político durante 14 anos pelo combate à ditadura civil-militar no Uruguai, que se estendeu de 1973 a 1985. Além de Mujica, o seminário vai contar ainda com o professor da Universidade Federal do ABC, Gilberto Maringoni, autor de doze livros com experiência na área de história da América Latina; Heliana Hemetério dos Santos, militante do movimento da cultura negra e do enfrentamento na violência contra mulheres; a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Lívia Morales; e ainda a pedagoga e doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná, pesquisadora em políticas educacionais e movimentos sociais, Andrea Caldas.

Com a alteração de local, o evento acontece no ginásio de esportes do Círculo Militar do Paraná, no Largo Bittencourt, número 187. As inscrições estão encerradas, mas o seminário poderá ser acompanhado pelo site.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="374889" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]