Com prédios ocupados, seções eleitorais da Reitoria da UFPR vão mudar de lugar

Mariana Ohde


Com CBN Curitiba

Os eleitores que votam nas seções da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, serão transferidos no segundo turno, que acontece neste domingo (30). O novo local de votação será o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, que fica na Rua Amintas de Barros, nº 99, perto do Teatro Guaíra.

A mudança dos locais de votação de Curitiba, Maringá e Ponta Grossa foi necessária por causa das ocupações nas escolas estaduais. Desde o início de outubro, os estudantes do estado estão instalados em diversas instituições em protesto contra a reforma do ensino médio, prevista pela Medida Provisória (MP) 746, e o estabelecimento de um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, previsto pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241. Os servidores técnico-administrativos da universidade também estão em greve em apoio aos protestos.

Nesta semana, os prédio Dom Pedro I e Dom Pedro II, anexos à Reitoria, também foram ocupados. Além dos dois edifícios, os estudantes também estão no Departamento de Educação Física, no campus Jardim Botânico, e na sede de Matinhos, na UFPR Litoral.

Manifestação legítima

Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, a instituição considera a manifestação dos estudantes legítima, uma vez que o movimento é pacífico e tem preservado as atividades vitais da instituição, além de sua estrutura física. Por isso, ainda não há a intenção de negociar uma desocupação.

Locais de votação em Curitiba

Também por causa das ocupações, a UFPR precisou ceder alguns de seus campi à Justiça Eleitoral para que eleitores que votariam em escolas estaduais ocupadas possam escolher os próximos prefeito e vice-prefeito neste domingo.

Os campi Politécnico, Agrárias e o prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico, tiveram suas atividades suspensas para a instalação das urnas e toda estrutura necessária para o segundo turno. Segundo a assessoria da universidade, as ocupações não afetam estes locais de votação.

 

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="393963" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]