camara municipal
Compartilhar

Começa nesta segunda-feira o cadastramento para castração gratuita de cães e gatos em Curitiba

Por Karina BernardiA Rede de Proteção Animal de Curitiba abre, nesta segunda-feira (22), o cadastro para a castra..

Francielly Azevedo - 21 de maio de 2017, 09:05

Por Karina Bernardi

ANÚNCIO

A Rede de Proteção Animal de Curitiba abre, nesta segunda-feira (22), o cadastro para a castração gratuita de cães e gatos em Curitiba. A intenção é realizar 15 mil procedimentos somente neste ano.

A castração de cães e gatos deve começar já no mês de julho e os cadastrados serão chamados à medida que as vagas forem abertas. Podem participar do programa de castração os donos de animais que estão cadastrados em algum dos programas da prefeitura de Curitiba. A diretora do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcia Arzua, explica como vai funcionar este cadastramento.

"As pessoas que devem se inscrever são aquelas que participam de algum programa social como Armazém da Família, da FAS ou até mesmo Cohab. Enfim, pessoas de vulnerabilidade social. A pessoa vai se inscrever pelo site e ela vai colocar o número desse benefício e ela vai ter que comprovar. Aí ela pode ir na regional mais próxima ou aqui na Rede de Proteção do Passeio Público", detalha.

ANÚNCIO

Caso a pessoa não tenha acesso à internet, o cadastro pode ser feito diretamente nas Ruas da Cidadania. De acordo com  Marcia Arzua, o processo de licitação já está em andamento, para a contratação de clínicas veterinárias que vão atuar em conjunto com os castramóveis. Ela conta que o objetivo é reduzir o número de animais abandonados nas ruas da cidade.

"A procura maior é pelos cães. E justamente porque a gente vai castrar? Pra evitar que esses animais fiquem soltos nas ruas. Ainda existe um problema de desapego de muitas pessoas. Ela tem um cão, acha bonito e aí ela se muda e não quer levar o cão. E aí acontece o abandono. E esse cão na rua ele procria, então quando a gente castra estamos evitando um problema futuro", diz.

 

Como cadastrar

O cadastro para o programa de castração gratuita de cães e gatos pode ser feito no site de Rede de Proteção Animal de Curitiba que é o www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br