A Justiça Federal no Paraná recebeu 286 inscrições de estudantes de direito que desejam trabalhar com o juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal em Curitiba e responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.
Na seleção, apenas uma vaga de estágio foi ofertada. A bolsa auxílio é R$ 833.
O número de inscritos surpreendeu os organizadores. A média de inscrições para vagas de estágio em outras varas é de aproximadamente 80 inscrições.
A seleção será composta de prova escrita e oral. O exame escrito abordará questões sobre Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal e será aplicado no dia 20 de outubro de 2016, às 14 horas.
Na segunda fase da seleção, os oito melhores serão convocados para uma prova oral com a juíza substituta da 13ª Vara Federal, Dra. Gabriela Hardt, no dia 3 de novembro. Serão avaliados os conhecimentos específicos relacionados à matéria do Direito e o uso da língua portuguesa.
Para concorrer à vaga, o estudante deve ter cursado no mínimo dois anos do curso de direito. O estagiário vai auxiliar Moro a elaborar despachos, sentenças e nas pesquisas de jurisprudência. A jornada de trabalho é de quatro horas diárias.
As inscrições já foram encerradas.
Atividades do estagiário
Entre as responsabilidades da função, o estagiário selecionado deverá “elaborar minutas de despachos e sentenças, extrair cópias de processos, realizar pesquisas em doutrina e jurisprudência, realizar a movimentação de processos por meio de registro de fases em sistema informatizado e também por meio da movimentação física dos autos pelos diversos setores da unidade”, diz o edital.
O resultado final do concurso será publicado no dia 7 de novembro de 2016, às 14 horas.