Curitiba fiscaliza marcas de carne

Narley Resende


Rafael Neves, Metro Jornal Curitiba

A prefeitura de Curitiba recolheu ontem, em um supermercado da capital, quatro amostras de carne de marcas citadas na operação Carne Fraca, que revelou na última sexta um esquema de corrupção na fiscalização de frigoríficos.

Segundo a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, foram coletados salsicha, linguiça defumada, carne embalada a vácuo e salame, que serão levados para análise no Lacen (Laboratório Central do Estado).

A coleta vai continuar hoje, já que, segundo a prefeitura, um total de dez amostras será levado a laboratório. Os resultados sairão em até 10 dias.

A prefeitura explica que os pontos de fiscalização são escolhidos aleatoriamente, já que os alvos do trabalho não são os estabelecimentos em si, mas os produtos apreendidos.

Os exames, segundo a secretaria, vão mostrar se as mercadorias estão contaminadas ou não, e se estão pró- prias para o consumo. Se algum problema for detectado, os fabricantes podem ser notificados para retirar os produtos dos supermercados.

Estas ações específicas se somam a trabalhos rotineiros da Vigilância Sanitária municipal que, segundo a prefeitura, emitiu quase mil infrações só em 2016.

Os problemas mais comuns, segundo o órgão, estão ligados à conservação de alimentos, à temperatura inadequada, rotulagem e falta de higiene.

“Fazemos inspeções de rotina diariamente em todos os estabelecimentos que vendem produtos alimentares, carnes ou não. Hoje, a ação é mais pontual para coleta de amostras para análise de controle daquelas indústrias que foram alvo da operação Carne Fraca”, disse a diretora do Departamento de Saúde Ambiental da secretaria, Rosana Zappe.

“Não precisa parar de comer carne, mas é importante observar o prazo de validade, verificar se a embalagem está íntegra ou se há presen- ça de objetos estranhos. Além disso, é importante conservar adequadamente os produtos em casa”, aconselha Zappe.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="420469" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]