Curitiba tem 50 mil cães vivendo nas ruas

Andreza Rossini


Da BandNews Curitiba

Cerca de 50 mil cães vivem nas ruas de Curitiba, incluindo animais semi-domiciliados – que tem dono, mas que ficam soltos – de acordo com a estimativa é da prefeitura da capital. Além dos cachorros que estão nas ruas, existem outros milhares que vivem em abrigos ou sob os cuidados de protetoras independentes. Somente na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba são cerca de 350 cães, dois cavalos e vários gatos. Ainda existem outras inúmeras organizações que acolhem animais abandonados.

Na tentativa de prevenir que essa situação aumente, a prefeitura lançou em 2013 o projeto Cão comunitário, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. No início, 51 cães que viviam próximo aos terminais de ônibus foram identificados e começaram a receber atendimento veterinário, água, comida, um lugar pra dormir, além de serem castrados e vacinados.

Segundo o Coordenador da rede de proteção animal da prefeitura, Paulo Colnaghi, em cada terminal dois tutores ficam responsáveis pelos cuidados básicos com os cães.

Atualmente 25 cachorros continuam nessa situação, pois 26 dos cães comunitários foram adotados. Outro programa que visa tirar os cães das ruas é o “cãopartilhado”, que teve inicio em 2015. Nele empresas ou condomínios podem adotar os animais e assim as pessoas cuidam coletivamente do cachorro.

Para tentar minimizar a reprodução dos animais e controlar doenças que podem ser evitadas com a castração, a administração municipal passou a oferecer o serviço do castramóvel. Segundo o coordenador na rede de proteção animal, para quem mora nos bairros atendidos, na maioria das vezes o que impede a pessoa de castrar o animal é o recurso financeiro e a distância de clínicas parceiras do poder público.

Os castramóveis vão continuar atendendo pelo menos até o final do ano. Além disso, existem aquelas pessoas que quando se deparam com um animal debilitado resgatam e tratam até que seja possível encaminhar para adoção. Foi assim que começou o trabalho da ONG Tomba Latas, em 2010. 12 amigas se juntaram pra unir forças nesse cenário. Atualmente 97 animais, entre cães e gatos, estão sob a guarda delas.

Veja a reportagem completa aqui. 

Previous ArticleNext Article