Curitiba tem festival de Cerveja Artesanal neste sábado

Andreza Rossini


A Rua da Cidadania do Carmo, no bairro Boqueirão em Curitiba, recebe neste sábado (11), o Festival Curitibano de Cerveja Artesanal, que deve reunir 19 cervejarias da capital, entre às 11 e às 19 horas.

O festival vai contar com música, comida e palestras par ao público interessado. O administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, considera a festa uma celebração do potencial turístico que a região ganhou graças à produção de cerveja artesanal. “Nós da Regional Boqueirão, temos orgulho de sediar um grande polo cervejeiro, com oito cervejarias, sendo duas delas as maiores da cidade”, comentou.

Além degustar os diversos rótulos apresentados pelas cervejarias e curtir a apresentação de bandas locais, os convidados poderão acompanhar uma exposição de brasagem, o processo final da produção da cerveja caseira.

Capital da cerveja artesanal

O Instituto Municipal de Turismo lançou neste ano o programa CuritiBéra, que tem o objetivo de impulsionar a vocação curitibana como centro produtor de cervejas artesanais. A iniciativa celebra Curitiba como a capital nacional da cerveja artesanal e maior produtora do Brasil, com cerca de 400 mil litros mensais, segundo informações da Procerva.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, explica que o CuritiBéra veio para unir os microcervejeiros e posicionar Curitiba como destino turístico para os amantes de cerveja. “A ideia é fortalecer a economia da cidade com a criação de novos produtos turísticos, entre eles um roteiro da cerveja”, afirmou. “Queremos estimular o fluxo turístico, o aumento do tempo de permanência do visitante e ampliar seu gasto médio diário”, definiu.

O programa CuritiBéra prevê diversas ações de fomento ao setor, como capacitações e apoio a eventos. Também foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba e Região Metropolitana. O mapa elenca 33 empresas que estão aptas a receber visitantes e indica os pacotes turísticos existentes, mesclados com visitas às cervejarias. O material também sugere endereços de bares e restaurantes que servem bebidas locais.

Festival Curitibano de Cerveja Artesanal

Palestras
14h30 – 15h10: Gabriel Nascimento (presidente da Acerva Paranaense) – Aprimorando a produção caseira (dúvidas sobre equipamentos e produção).

15h30 – 16h10: Daiane Santos (Mulheres Cervejeiras) – Como expandir seu homebrew por meio do marketing digital.

16h30 – 17h10: Jacir Cavalheiro (proprietário da Bier Hoff) – Mercado da Cerveja Artesanal: passado, presente e futuro.

Cervejarias participantes

Bodebrown
BierHoff
Bier Herr
Swamp
Insana
Ovelha
Ol Beer
Caravana
Maniacs
Way Beer
Numb/ Gobe
Vosgerau
Morada
Klein
F#%*ing Beer
Tormenta
Pagan
Gauden
DUM

Previous ArticleNext Article