Curitiba tem título de melhor infraestrutura educacional do País

Narley Resende


Curitiba recebeu neste ano o título da cidade brasileira com a melhor infraestrutura educacional do País. O ranking Connected Smart Cities, feito pela consultoria Urban Systems, aponta que na capital paranaense 97,6% dos docentes do Ensino Médio têm ensino superior completo, enquanto a média nacional é de 93,3%.

Além disso, a média ponderada dos alunos curitibanos no Enem foi de 568 pontos. No ano passado, Curitiba era a 14ª colocada no ranking.

Para chegar ao ranking das cidades com os melhores serviços de educação do Brasil, a consultoria levou em conta seis critérios: matrícula escolar, vagas em universidades públicas, a nota média no Enem e nos anos finais do Ideb, o número de docentes com ensino superior e a hora-aula diária média.

Entre os diferenciais que alavancaram Curitiba no ranking está o projeto do Centro Regional de Educação de Jovens e Adultos (Cereja), da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Em 2016, o projeto recebeu um prêmio do Ministério da Educação (MEC) pela iniciativa para reduzir o analfabetismo. O projeto tem o objetivo de ampliar a escolarização de pessoas com mais de 15 anos de idade que não concluíram seus estudos.

Cinco escolas foram reestruturadas para o projeto que já atendeu mais de 2,9 mil pessoas desde 2013.

O diferencial do projeto foi um espaço para acolhimento de crianças, com profissionais da educação, o que garantiu que os pais conseguissem frequentar as aulas.

Depois de Curitiba, o ranking divulgado neste fim de semana pela Revista Exame, listou Vitória, no Espírito Santo, e Goiânia, em Goiás, entre as três cidades com melhor infraestrutura na Educação.

Vejas as notas da cidade de Curitiba em todos os quesitos estudados.

Veja o ranking completo.

Ranking Educação

Previous ArticleNext Article