Curitiba terá ato a favor das 10 Medidas Contra a Corrupção e Lava Jato

Mariana Ohde


Na próxima terça-feira (24), o Movimento Curitiba contra a Corrupção vai fazer um ato em frente à sede da Justiça Federal do Paraná em apoio à Operação Lava Jato e às 10 medidas contra a Corrupção.

A intenção também é evitar que o projeto fique parado na Câmara dos Deputados e seja engavetado.

Durante o protesto, os manifestantes ainda vão fazer uma despedida simbólica ao “Super Moro”, boneco inflável do juiz Sérgio Moro. O boneco foi emprestado por movimentos sociais de Fortaleza e depois da manifestação em Curitiba, ele volta a cidade de origem.

Além disso, os participantes vão lançar um comunicado informando quais serão as próximas atividades do movimento. A concentração começa à 18h, na Avenida Anita Garibaldi, número 888, no bairro Ahú.

10 Medidas Contra a Corrupção

A campanha foi uma iniciativa do Ministério Público Federal, que entregou, no dia 29 de abril, ao Congresso, mais de 2 milhões de assinaturas em apoio ao projeto que reúne uma série de medidas de combate ao problema.

No Congresso, a campanha, que se tornou um projeto de lei de iniciativa popular, deve ser votado e aprovado pelos parlamentares para entrar em vigor.

O conjunto de propostas foi lançado em março de 2015. As propostas incluem mecanismos para dar mais transparência para o Judiciário e o MP e mudanças como tornar o enriquecimento ilícito crime, aumentar as penas para crimes de corrupção e passar a considerá-lo hediondo, entre outras. Confira a lista completa (também disponível no site):

1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação

2) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos

3) Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores

4) Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal

5) Celeridade nas ações de improbidade administrativa

6) Reforma do sistema de prescrição penal

7) Ajustes nas nulidades penais

8) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do ‘caixa dois’

9) Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado

10) Recuperação do lucro derivado do crime

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal