Curitiba terá novo cinema no Centro

Mariana Ohde


Estão em andamento obras de construção do Cine Passeio, um complexo cultural que vai abrigar três salas de cinema e outras estruturas dedicadas à formação e difusão do audiovisual. O espaço, da Prefeitura de Curitiba, será instalado no antigo quartel da Rua Riachuelo, que está sendo reformado com recursos de transferência de potencial construtivo. O valor da obra é de R$ 5.825.037,07 e a previsão de que seja concluída em 18 meses.

O projeto começou a ser executado em 26 de abril pela empresa Contractus, vencedora da licitação. O imóvel é de propriedade do município e, em 2010, foi destinado à Fundação Cultural de Curitiba para que fosse desenvolvido, em conjunto com Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto de revitalização e ocupação do espaço.

O edifício do antigo quartel foi definido como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP) pelo Decreto Municipal n.º 1.275/2012, o que possibilitou a arrecadação dos recursos por meio de potencial construtivo.

São 2.640 metros quadrados que vão abrigar três salas de projeção, com 111 lugares cada uma. Como uma das propostas do projeto é retomar o conceito de cinema de rua, elas recebem os nomes de Sala Luz e Sala Ritz, em referência aos dois cinemas que funcionaram por muitos anos na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. O Cine Passeio também terá salas para cursos de edição de imagem e som; biblioteca; área de convivência; e espaço para encontros e exposições.

“O projeto nasce com o objetivo de ser um centro cultural, destinado ao desenvolvimento do audiovisual, estabelecendo também o convívio com outras linguagens artísticas. Além disso, será um importante centro de capacitação e formação”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal