Curitiba terá três manifestações no domingo

Mariana Ohde


O movimento Mais Brasil Eu Acredito, em conjunto com outros movimentos sociais, vai promover uma manifestação no Centro de Curitiba neste domingo (31). O manifestantes se posicional a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, das dez medidas contra a corrupção, elaboradas pelo Ministério Público Federal (MPF) e do fim do foro privilegiado. Uma bandeira gigante com a frase “Viva a Lava Jato” foi confeccionada para a ocasião.

Segundo a Polícia Militar, os organizadores determinaram que a concentração será na Praça Santos de Andrade, a partir das 12h. Em seguida, a partir das 14h, haverá um deslocamento pela Rua João Negrão e Marechal Deodoro até a Boca Maldita, com encerramento previsto para às 17h. Segundo Carlos Nakler, integrante do Movimento Mais Brasil Eu Acredito, o ato será em prol das instituições e de melhorias para o país.

Ainda segundo o Comandante do 12º BPM, outras duas manifestações estão previstas para este dia. “Teremos uma na Praça Rui Barbosa que será coordenada pela CUT e o PT e outra na Praça 19 de Dezembro. Até a data do ato, iremos nos reunir com estas entidades para definir as questões relacionadas à segurança. Mas garantimos à população que a PM estará presente, inclusive com os policiais do Serviço Velado”, afirma.

Esquema de segurança

Na manhã desta quinta-feira (28) o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), fez uma reunião com integrantes de movimentos sociais para definir questões de segurança para o manifesto. O batalhão é responsável pelo policiamento na região e está planejando um esquema de segurança em conjunto com outras unidades da PM.

“O compromisso da Polícia Militar do Paraná é com a preservação da integridade física das pessoas que irão se manifestar e exercer seu direito de cidadania. Esta reunião foi justamente para definir com as lideranças que a concentração será na Praça Santos de Andrade, a partir das 12 horas. Em seguida, a partir das 14 horas, haverá um deslocamento pela Rua João Negrão e Marechal Deodoro até a Boca Maldita com encerramento previsto para às 17 horas”, explica o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Antônio Zanatta Neto.

De acordo com o Oficial da PM, todas as unidades da capital subordinadas ao 1º CRPM, atuarão no esquema de segurança, algumas ficarão de prontidão para caso necessite de uma intervenção. A ação contará com o apoio do 13º BPM, 20º BPM, 23º BPM, Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Para Cristiano Rogério Pereira, do Movimento Curitiba contra a Corrupção e Patriotas Paraná, mais de 15 manifestações foram feitas pelo grupo e em todas a Polícia Militar esteve presente e respeitou o ato. “A Polícia Militar sempre tem nos apoiado de uma forma exímia nos dando todo o apoio e aparato necessário”, acrescenta João Luiz Marques Parolim do Movimento Vem pra Rua.

“Entendemos da importância desses atos e a legitimidade dos exercícios da cidadania. Todos os efetivos que serão empregados já estão sendo orientados para que exercem da melhor forma possível suas atividades com muita determinação, pois não vamos admitir em nenhum momento atos que coloquem em risco a vida de terceiros ou que venham danificar o patrimônio publico. Não seremos coniventes e agiremos com muita firmeza fora isso respeitaremos o direito à manifestação”, destaca o tenente-coronel Zanatta.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="375670" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]