Depois da chuvarada, ventos fortes ameaçam o Paraná

Narley Resende


Metro Jornal Curitiba

De acordo com a previsão do Simepar, hoje chuvas e ventos fortes podem trazer mais transtornos para os curitibanos.

O instituto lançou ontem um aviso meteorológico, informando que uma frente fria se intensifica entre o Rio Grande do Sul e Argentina e que avançará rápido em direção ao Paraná hoje.

Assim, as primeiras horas da manhã devem ser de chuvas e ventos de 70 a 95 km nas regiões sudoeste e oeste. Em Curitiba os efeitos devem ser sentidos no meio da tarde, mas com ventos mais fracos, de até 75km/h.

“O prognóstico de acumulado de chuva é significativo e pode provocar mais transtornos nas áreas que já foram afetadas por fortes chuvas nessa semana; além disso, como estará bem abafado, o risco de vendavais também é alto”, alerta o Simepar.

Danos

Ontem começou o trabalho foi de recuperação em Curitiba. Segundo a prefeitura, as chuvas afetaram 25 escolas, sendo que quatro foram alagadas e ficaram fechadas ontem. Hoje apenas o CMEI Barigui I seguirá fechado.

Sete pontos em ruas foram danificados. A reconstrução começou ontem e continua durante a semana.

Parolin

O prefeito Rafael Greca (PMN) negou ontem que obras de drenagem na bacia do Rio Belém tenham causado os alagamentos no Parolin. Moradores reclamaram que o problema, que não era comum, se intensificou após a chegada das máquinas. “Não houve erro nenhum da prefeitura nas obras, que são necessárias e importantes”, disse, em visita à região.

O prefeito falou ainda que, após a drenagem e o urbanismo, será necessária a retirada das casas, já que a área é imprópria para moradia.

Há 80 pessoas desabrigadas no interior

Segundo a Defesa Civil do Paraná, desde domingo as chuvas afetaram 26 municípios no Estado, incluindo a capital, e deixaram 80 pessoas desabrigadas. A situação mais grave é em Reserva do Iguaçu, onde 65 pessoas permanecem fora de suas casas. Em Guarapuava são 15.

Já os abrigados em casas de parentes ou amigos somam 46 no Paraná. A Defesa Civil aponta que 255 casas foram danificadas pelas fortes chuvas, sendo que 5 foram destruídas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="436009" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]