Em dia de posse, professores protestam em frente à Alep

Andreza Rossini


Professores da rede estadual de ensino realizam uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (1), dia de posse da mesa diretora da Casa.

Os educadores tentaram entrar no prédio da assembleia para acompanhar a sessão no início da tarde, mas foram impedidos. “Nos impediram de entrar, então nós trancamos os quatro portões, que vão permanecer fechados até o final do dia de hoje” afirmou a diretora da App-Sindicato, Marlei Fernandes.

Os professores protestam contra a redução das horas-atividade (como é conhecido o período de trabalho fora de sala de aula) e pela restrição de distribuir novas aulas para aqueles que tenham tirado licenças no último ano, proposta pelo Governo do Estado.

Pelo segundo dia consecutivo, os educadores ocupam 29 dos 32 núcleos regionais de educação. Em alguns casos os núcleos não podem funcionar, enquanto em outros a manifestação fica restrita a parte de fora e os núcleos puderam operar normalmente. Uma liminar obtida pelo governo na justiça impede a ocupação de núcleos de Curitiba e Região Metropolitana.

A distribuição de aulas começa nesta quarta-feira (1).

Os sindicalistas dizem que a redução da hora-atividade vai sobrecarregar os professores, e ainda que profissionais que estiveram doentes no último ano serão prejudicados na distribuição de aulas de 2017.

O Executivo estadual manteve ontem a posição de não revogar as medidas. Também foram aberto boletins de ocorrências contra as ocupações, e a Procuradoria Geral do Estado já prepara pedidos de reintegração de posse.

O secretário da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), reafirmou que, “em relação à hora-atividade a medida foi tomada com o objetivo de manter o professor mais tempo em sala de aula, com os alunos.”

Posse da Mesa na Alep

O governador Beto Richa (PSDB) e outras autoridades participam da sessão desta quarta-feira (1). Ademar Traiano segue como presidente da mesa,  assim como ocorrerá com a 1ª Secretaria, onde permanece o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM). A Comissão Executiva ainda é composta pelo deputado Jonas Guimarães (PSB), como 2º Secretário.

As novidades na composição da nova Mesa são os deputados Guto Silva, como 1º vice-presidente, e Wilmar Reichembach, como 3º secretário.

Integram ainda a Mesa Diretora os deputados André Bueno (PSDB) – 2º   vice-presidente; Gilberto Ribeiro (PRB) – 3º vice-presidente; José Carlos Schiavinato (PP) – 4º secretário e Adelino Ribeiro (PSL) – 5º secretário.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="411996" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]