Escola para fabricar facas e espadas é inaugurada em Curitiba

Narley Resende


Uma escola de cutelaria, a arte de fabricar instrumentos de corte, como espadas e facas, será inaugurada no sábado (24), em Curitiba. O espaço será comandado pelo mestre cuteleiro Pedro Fernando Gembaroski Miola, de 40 anos.

Chamado PFG Cutelaria, o espaço será na loja de motocicletas Grilo Gringo Custom House. A inauguração, com bandas, cerveja e churrasco, está marcada para começar às 9h. O evento deve durar até às 20 horas, com várias atrações.

A partir de outubro, serão ministrados os cursos de ‘Iniciação em Cutelaria’ e ‘Cutelaria Artesanal’, com duração de duas a três horas de aula/dia. “No curso de iniciação vou ensinar o básico para fazer três tipos de facas diferentes. O aluno sai do curso com as três facas”, afirma o mestre cuteleiro, que há 10 anos trabalha com o ofício.

“Se você conseguir levantar uma marreta de dois quilos, pode fazer uma faca, porque a cutelaria não é tanto a força, é mais jeito e técnica. A partir de 10 anos de idade já dá pra começar, não tem segredo”, explica.

De origem milenar, a cutelaria produz obras de arte em metal pelas mãos dos mestres cuteleiros. No novo espaço, os clientes poderão encontrar produção de facas de diversos modelos, além de afiação, reforma e restauração.

 

Peter Hammer
Peter Hammer ensinou a arte da cutelaria a Pedro.

Pedro, que tinha até então uma oficina em Araucária, conta que aprendeu a arte com o mestre Peter Hammer. “Comecei como autodidata e aprendi com o mestre Peter Hammer. Ele é meu amigo”, orgulha-se.

A criação do espaço surgiu a partir de uma demanda dos próprios clientes, que já o procuravam para saber se ele dava aulas. “Eu frequento eventos de motociclistas e conheci muita gente. Agora, o pessoal da Grilo Gringo me ofereceu esse espaço”, afirma.

As inscrições para os cursos a partir de outubro serão abertas no sábado e poderão ser feitas durante o evento de inauguração, ou pelos telefones (41) 99830-0119, (41) 98465-4031, (41) 3044-0474 ou ainda pelo e-mail pfgcutelaria@hotmail.com.

Inauguração

No sábado, das 9 às 20 horas, o evento de inauguração da PFG Cutelaria terá música ao vivo com a banda Touché Ravel, além das delícias do Remis Food Truck.

A Grilo Gringo Custom House está localizada na Rua Fernando Amaro, 801, Alto da Rua XV, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3044-0474 ou página do evento no Facebook.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="450407" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]