Festival de danças urbanas reúne bailarinos da América Latina

Fernando Garcel


O Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), maior festival de danças urbanas da América Latina, reúne mais de 400 bailarinos na Ópera de Arame, em Curitiba, neste sábado (14), às 20h. Os dançarinos vêm de 33 grupos que se inscreveram para competir na etapa estadual da 15° edição do festival. Eles vão tentar garantir uma vaga na final, que acontece entre 8 e 10 de julho no Teatro Positivo.

O evento, que existe desde 2002, sempre marcando presença em Curitiba, engloba vários estados brasileiros. No ano passado, o FIH2 recebeu participantes de 50 cidades, reunindo cerca de dois mil bailarinos, que vieram também do Uruguai e da Argentina. Além de Curitiba, antes da final as seletivas ainda vão acontecer em Viçosa (MG) e em Timbó (SC).

Segundo Octávio Nassur, coreógrafo e organizador do FIH2, a edição deste ano é especial em comemoração aos 15 anos do festival, por isto a escolha pela Ópera de Arame. “O festival nasceu na Ópera. Curitiba é um grande centro de grupos de danças urbanas, e também um polo de tendências dessa cultura”, explicou Nassur.

Para ele, além de uma competição, o FIH2 produz um impacto cultural extremamente positivo nas cidades por onde passa “Se o local tem uma administração que fomenta atividade cultural, percebemos que ao longo dos anos a participação dessa cidade nas seletivas só aumenta”, contou o coreógrafo.

A expansão da cultura da dança e de outros projetos que envolvem os palcos do teatro é, para Nassur, o objetivo mais genuíno dentro do FHT2. “A premiação alcançada pela pontuação dos grupos acaba importando menos frente à grande concentração, união e troca que acontecem durante a final da competição”, revela.

A efervescência cultural durante os encontros é tão valorizada que, neste ano, acontece em paralelo a etapa final um fórum sobre danças urbanas, antecipou Nassur. “Queremos que as pessoas olhem para o tamanho disso, e percebam a importância e a necessidade de incentivo maior para a área cultural”, finalizou o artista.

No ano passado, a abertura do evento homenageou Michael Jackson. Confira:

Os ingressos para o FIH2 variam de R$ 15 a R$ 30 e estão disponíveis pelo site oficial do evento, na loja Art-walk do Shopping Palladium e na bilheteria da Ópera de Arame.

Previous ArticleNext Article